São Paulo, sábado, 25 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Crítica/"Rio Ink"

Tatuadores cariocas ganham reality show não muito real

"Rio Ink" traz cotidiano simpático e pouco verossímil de estúdio de tatuagem

EDITOR DO FOLHATEEN

Depois de "Miami Ink" e "Los Angeles Ink", o canal pago People+Arts exibe na semana que vem uma versão nacional da série. Trata-se de "Rio Ink", episódio único -com potencial para se tornar série-, que segue os passos e as vidas do dono de um agitado estúdio de tatuagens em Ipanema e de seus quatro funcionários.
Difícil acreditar que se trata mesmo da realidade, com R maiúsculo, num canal de entretenimento. Mais difícil ainda quando vemos a modelo que vai tatuar uma borboleta acima do bumbum cair de amores pelo tatuador. Ela passa a assediá-lo sem se importar com a namorada do rapaz ou as câmeras do programa. Talvez o faça justamente pelas câmeras.
Quem é que vai acreditar que justamente o táxi que Lúcio Tattoo, o dono do estúdio, pega para resolver uma urgência acaba encostado no meio-fio, sem gasolina? E mais: que nosso herói vai empurrar o táxi em apuros até o posto mais próximo? Mas já faz muito tempo que nós, telespectadores, sabemos que, de realidade, os reality shows não têm nada. A única diferença entre uma novela da Globo e um programa qualquer da Endemol é que, neste último, se exibem não atores.
Mas, se não é realidade crua que se busca na tela da TV, "Rio Ink" pode servir. O programa e seus personagens são simpáticos. Talvez falte um pouco de carisma à turma, mas as histórias dos tatuadores e tatuados oscilam entre curiosas, divertidas e tristes. Triste mesmo: uma garota foi terminar uma "tattoo" igual à do namorado, que morreu no último acidente aéreo em Congonhas. Outra chora por sua cachorra, e quer eternizá-la em sua panturrilha.
Um advogado tatua Dom Quixote enfrentando moinhos; uma empresária, um tigre asiático; um casal apaixonado, uma espécie de aliança.
Em comum, uma única coisa: todos adoram as tatuagens feitas no estúdio carioca. Derretem-se em elogios e exclamam não acreditar como o resultado ficou muito melhor do que jamais poderiam imaginar. Ou, pelo menos, essa é a realidade desse reality show.
(IVAN FINOTTI)

RIO INK
Quando: terça-feira, às 22h
Canal: People+Arts
Classificação: não indicado a menores de 12 anos
Avaliação: regular



Texto Anterior: Coreógrafa estudou com Béjart
Próximo Texto: Laertevisão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.