São Paulo, domingo, 25 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

Zina subverte clichês e aumenta ibope do 'Pânico'

Marcos da Silva Herédia, o Zina, é autor de uma das frases mais repetidas do ano -ainda que muitos não o conheçam. A expressão é "Ronaldo, brilha muito no Corinthians", dita de forma um tanto desengonçada.
Esse morador de Xurupita (comunidade próxima ao Jaraguá, região norte de São Paulo), é agora um dos contratados do "Pânico na TV", programa da RedeTV! que, nos últimos cinco domingos, chegou a liderar o Ibope no horário nobre.
A Folha acompanhou, na última quinta-feira, com exclusividade, as gravações do quadro Em que, ao lado de Sabrina Sato e de Alfinete (Daniel Peixoto), Zina interage com personalidades do futebol.Dessa vez, o alvo foi o presidente do Corinthians, Andres Sanchez. Zina não interpreta. Chega do almoço junto de Alfinete e, como já fez algumas vezes no ar, tira uma soneca antes das gravações. Seu visual, como ele, é simples: calça moletom cinza e camiseta branca.
A primeira frase que profere no ar? Sim, é "Ronaldo, brilha muito no Corinthians". Na expressão de Emílio Surita, apresentador do programa, Zina é o "poeta de uma frase só". As gravações usam com despretensão o lema do cinema novo ("câmera na mão e uma ideia na cabeça"). O humor de Zina é que dita -e quebra- o andamento das cenas.
Logo na introdução, ele inverte a ordem e pede para mandar um "salve" para seus amigos. Os mais frequentes são a pizzaria Pôr do Sol ("a melhor pizza do mundo") e o time da "Xurupita Sub-20". Em outro momento, quando Alfinete pergunta se Zina quer fazer o "show do intervalo", em que responde a perguntas, a resposta é "não" e ponto final.
Mais tarde, quando topa (outra famosa expressão dele é "Topo, por que não?") gravar o quadro, responde na lata com quantos paus se faz uma canoa: "Comuns oito".
Zina não se censura. Fuma compulsivamente a tarde toda, inclusive nas gravações. Durante a conversa com Andrés Sanchez, na sala do presidente, Zina vai saindo de fininho de cena,mas grita de forma escrachada que vai ao banheiro.
Em setembro, no momento mais emocionante do quadro, a RedeTV! entregou uma casa nova para o fã de Ronaldo. Na situação, Zina subverteu o clichê: perguntado se imaginou que um dia moraria naquela casa, disse: "Imaginei, sim".
"Ele é muito bonzinho. Cuidamos dele como se fosse nosso irmão indefeso", diz Alan Rapp, diretor do programa.

PARA HOMENS
A TV Senado estreia hoje um programa de TV sobre a saúde masculina. É o "Cidadão Saudável", série idealizada pela Sociedade Brasileira de Urologia para desmistificar doenças, como o câncer de próstata.

LIGA DOS CAMPEÕES
Durante a transmissão do jogo entre Real Madri de Milan, na última quarta, a Band foi vice- Líder do Ibope no horário, com nove pontos de média.

PALHAÇO-BOMBA
Hugo Possolo, do grupo de teatro Parlapatões, participará do "Programa do Jô" de amanhã. Ele conversa como apresentador sobre o lançamento de seu livro "Palhaço-Bomba".

NA MODA
O canal Fashion TV teve duas indicações para o prêmio Moda Brasil, ambas na categoria dedicada a programas de TV. Os vencedores do prêmio serão anunciados no dia 28.

por RODRIGO RUSSO (interino)



Texto Anterior: José Simão: Riolência! Rio 2016 ou Rio M-16?
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.