São Paulo, segunda-feira, 25 de outubro de 2010

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Reality show e livros refletem popularização da área

DE SÃO PAULO

Julgando pelo sucesso e pela quantidade de lançamentos sobre arte, que refletem o interesse de não iniciados por essa esfera um tanto árida, dá para dizer que o assunto nunca foi tão pop.
Há dois anos, quando Sarah Thornton terminava "Sete Dias no Mundo da Arte", o artista Damien Hirst fez história com o leilão de suas obras, vendendo US$ 270 milhões num grande espetáculo midiático na Sotheby's.
Mas depois da bancarrota do Lehmann Brothers e a era de vacas magras que pôs colecionadores em jejum, só agora o mercado começa a dar sinais de recuperação.
Entre a bonança e a falência, o mundo que espanta com a ideia de gerar valores astronômicos a partir de símbolos visuais tem ganhado amplo terreno.
Enquanto o livro de Thornton foi parar nas listas de mais vendidos, executivos da televisão viram nas cifras infladas do circuito outra oportunidade de negócios.
Não menos fashion, e também adepta da dobradinha champanhe e Prada, Sarah Jessica Parker, ex-estrela de "Sex and the City", produziu em Nova York um reality show com a missão de descobrir, tal como "Ídolos", o próximo grande artista plástico.
"Work of Art", que foi ao ar até agosto nos Estados Unidos, terminou apontando Abdi Farah o próximo grande artista americano. Negro de origem humilde, Farah desbancou seus adversários com esculturas tortuosas do próprio corpo, carregadas de certo misticismo religioso.
Quase que ao mesmo tempo, a alemã Isabelle Graw lançou "High Price", livro que analisa a ascensão de uma cultura de culto a celebridades no meio das artes.
Em seu país, artistas também chamaram a atenção criando uma clínica de reabilitação para artistas plásticos que abusaram das drogas, tal como certas estrelas do rock.
Outra história de vitória pessoal e falta de escrúpulos, o filme "Boogie Woogie", lançado este ano em DVD, mostra uma artista em ascensão que engana seu produtor, faz um filme pornô com sua galerista e estreia com elogios da crítica num golpe vistoso de marketing. (SM)


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