São Paulo, segunda-feira, 25 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Globo reduz preço de anúncio em ‘BBB 3’

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Principal "reality show" da TV brasileira em 2002, "Big Brother Brasil" volta desvalorizado à grade da Globo, em 14 de janeiro.
Na semana passada, a Globo lançou o plano comercial da terceira edição do programa. Oferece quatro cotas nacionais de patrocínio por R$ 4,2 milhões cada, em quatro parcelas mensais.
O valor de tabela é 7,7% inferior ao das cotas (R$ 4,55 milhões) do segundo "Big Brother Brasil", veiculado entre maio e julho. Mas é ainda superior ao efetivamente cobrado pelo patrocínio do primeiro (janeiro a abril), R$ 3,75 milhões, cujo preço originalmente, na tabela, era de R$ 4,75 milhões por cota (que incluía rádios e jornais do grupo Globo). Entretanto, a tabela de preços da Globo foi reajustada duas vezes (em abril e outubro), em cerca de 5%.
Há duas explicações para essa desvalorização. A primeira é o período de exibição de "Big Brother Brasil 3", no primeiro trimestre, o mais fraco comercialmente. Nesse período, até a Globo, que detém mais de 75% das verbas publicitárias de televisão, pratica descontos de até 30%.
O segundo motivo é a expectativa de queda de audiência com o terceiro "Big Brother Brasil". Isso já ocorreu da primeira para a segunda edição. As médias nacionais semanais de "BBB 1" oscilaram de 35 a 44 pontos, com 59 na final. As médias de "BBB 2" variaram de 35 a 42 pontos, com 43 no último programa.

OUTRO CANAL

Som O dramaturgo Manoel Carlos gostou tanto do CD de Marília Gabriela, apresentadora do SBT, que pensa em incluir uma faixa em "Mulheres Apaixonadas", próxima novela das oito da Globo, de "preferência uma em que ela canta com Reynaldo Gianecchini".
Grade A Globo definiu na semana passada a programação da linha de shows de janeiro a março. A novidade é que "Brava Gente" migra das terças para as quartas e que "Linha Direta" (que chegou a ser ameaçado de sair do ar) continua às quintas. "Casseta & Planeta", "A Grande Família" e "Os Normais" saem de férias.
Alta Mais bem sucedido no Ibope dos programas recém-lançados pela Record, o "game" "Roleta Russa", apresentado por Milton Neves, pode passar a ter duas edições semanais. Mas a mudança ainda não é consenso na cúpula da emissora. O programa foi a maior audiência da Record na última quinta (9 pontos) e já encosta no "Show do Milhão", do SBT, nos números do Ibope.
Tribunal A Globo, que vai tentar na Justiça anular o contrato entre o SBT e a Federação Paulista de Futebol pelo Paulista-03, pode até perder a disputa. Mas conseguirá, pelo menos, prejudicar a venda de cotas de patrocínio do SBT. A emissora, que tinha preferência na renovação, argumenta que a federação fechou com o SBT em condições mais vantajosas do que lhe foi proposto.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.