São Paulo, segunda-feira, 25 de novembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA

Filme do diretor foi idealizado há dez anos no RS

Sonho de Renato Falcão encerra competição no Festival de Brasília

SILVANA ARANTES
ENVIADA ESPECIAL A BRASÍLIA

Com um longa-metragem em preto-e-branco, mudo, exibido na velocidade de 18 quadros por segundo e não nos habituais 24, o 35º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro encerra hoje sua mostra competitiva.
"A Festa de Margarette", do gaúcho radicado nos Estados Unidos Renato Falcão, 39, é um filme com que o cineasta literalmente sonhou há dez anos.
Ao despertar, Falcão tomou notas em três páginas, que permaneceram por muito tempo intocadas. Só decidiu transformar a história no roteiro de um longa-metragem depois de haver se exercitado no formato dos curtas e na direção de fotografia, atividade a que se dedica nos Estados Unidos, onde vive há nove anos.
O filme acompanha as peripécias de um homem tentando dar conforto à família e realizar uma festa para sua mulher (a Margarette do título), depois de perder o emprego.
"Tenho orgulho de saber que esse filme reflete o Brasil. O cinema apenas como entretenimento não me interessa", diz Falcão, que é também produtor de outro longa em competição em Brasília -"Dois Perdidos numa Noite Suja", de José Joffily, que tem locações em Nova York e atores norte-americanos no elenco.
"A Festa de Margarette" foi rodado em 2000, no Rio Grande do Sul, e produzido com R$ 350 mil. Os recursos são do diretor e de amigos seus. "Todo o elenco trabalhou de graça e com dedicação. Isso me emociona", diz Renato Falcão.
A solenidade de encerramento do festival acontece amanhã, com a distribuição dos troféus Candango e de quase R$ 280 mil em prêmios divididos nas diversas categorias para longas, curtas e médias em 35 mm e em 16 mm. A mostra competitiva tem seis filmes em disputa.


A jornalista Silvana Arantes viajou a convite da organização do festival


Texto Anterior: "Live Forever" leva britpop para as telas
Próximo Texto: Lei libera cinema de venda de lugar numerado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.