São Paulo, sábado, 25 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Com diferentes influências, DJs promoverão viagem pela eletrônica

DA REPORTAGEM LOCAL

Eles não são tão conhecidos nem têm o apelo pop dos 2ManyDJs (que em menos de cinco minutos são capazes de colocar lado a lado músicas de Nelly Furtado, Slayer e New Order), mas Dominik Eulberg e James Holden devem ser os responsáveis por mostrar neste Nokia Trends o espectro amplo da eletrônica atual.
As produções de Eulberg e de Holden são encontradas em sets dos mais variados DJs, tanto nos mais melódicos, de house progressiva, quanto nos mais lineares de tecno e de minimal. Quando se apresentam como DJs (o que acontecerá no festival), os dois promovem um longo passeio pelas batidas e climas dos mais diversos.
Nascido e criado no interior da Alemanha, Eulberg é especialista em ciências biológicas e tenta levar esse espírito para suas produções.
Isso é sentido em seu primeiro álbum de estúdio, "Flora and Fauna", em que cada uma das dez faixas foi inspirada em um animal ou planta.
"O disco é a combinação de minhas duas paixões, a natureza e o tecno", afirma o DJ e produtor. "Escolhi alguns animais e plantas que existem na Alemanha e tentei fazer uma música para cada um. É como uma imagem acústica de cada influência. Sentia falta desse tipo de sentimento na eletrônica."
Cercado por árvores e animais de fazendas do interior da Alemanha, Eulberg apaixonou-se pelas batidas sintéticas do tecno na adolescência.
"Eu não tinha nem televisão, vivia no meio da natureza. Quando ouvi as primeiras faixas de tecno fiquei fascinado. Não conseguia entender de onde vinham aqueles sons, era o oposto de como eu vivia."
Hoje ele vê similaridades entre a música eletrônica e a natureza. "Com a falta de vocais, com o ritmo de suas batidas, o tecno é a mais instintiva das músicas. Às vezes, coloco samples de barulhos de pássaros em minhas faixas e muita gente acha que são sintetizadores."
"Com uma banda de rock ao vivo, aquilo é excitante porque você vê alguém "tocando", se mexendo. Na eletrônica, apenas ouve os sons e aquilo pode soar plastificado, sem personalidade. Deve-se colocar sua personalidade na música." O naturalismo não está entre as características de James Holden, mas suas faixas são carimbadas com seu estilo único.
Holden apareceu no início dos anos 2000 com "Horizons", música elogiada por DJs como Sasha, de linha mais melódica. Depois, passou a ser tocado por DJs de tecno e minimal e chegou a remixar Depeche Mode e, até, Britney Spears. "Nunca parei em apenas um tipo de música. Algumas de minhas faixas são ambient, também gosto de electro, de coisas dos anos 70."
Além deles, o Nokia Trends eletrônico terá Mau Mau, Renato Ratier, Claudinho I. e Digitaria, entre outros. (TN)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Clubes e festas movimentam fim de semana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.