São Paulo, terça-feira, 25 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Internautas servem como termômetro

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Programas como "Urbano", do Multishow, e "Happy Hour", do GNT, avançam em outros caminhos na busca pela interatividade. Em ambos, o internauta serve de termômetro para definição de temas tratados nos programas.
Renata Simões, apresentadora do "Urbano", reúne-se semanalmente num "coletivo" -como chama a reunião de pauta do programa- ao vivo, pelo site do Multishow, com internautas de todo o Brasil.
"Eles sugerem assuntos curiosos que servem como tema de reportagem. Quando a reunião termina, vamos para a rua fazer a matéria. Depois gravamos a participação dos internautas "especialistas" no assunto, que fazem comentários via webcam", diz Renata.
No "Happy Hour", a interatividade começou timidamente, mas hoje ocupa um espaço essencial no programa. Fred Lessa, um dos apresentadores e o responsável por mediar a comunicação com os internautas, diz que eles são capazes até de "mudar o rumo da prosa", referindo-se às críticas e sugestões que chegam via web.

Questão de estratégia
A Globo começa a reformular seu site a partir de dezembro, numa estratégia de ter a internet como ferramenta de convergência. "Por Dentro da Globo" é uma das novidades. A seção promete trazer informações em tempo real sobre os os programas, e um serviço de respostas instantâneas via twitter.
No último sábado, o YouTube fez sua primeira transmissão ao vivo, com shows de música e participação de celebridades criadas pelo site. A apresentação fez parte de estratégia para obter mais receita, mas o YouTube não anunciou se vai manter o programa ao vivo como parte de sua "grade". (CL)


Texto Anterior: Cultura on-line
Próximo Texto: Bienal recebe deboche do Los Super Elegantes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.