São Paulo, quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Petição contra Jabuti de Chico Buarque tem nomes falsos

Entre as assinaturas há Madame Bovary e Paul McCartney

DE SÃO PAULO

A petição on-line que pede que o escritor e compositor Chico Buarque devolva o Prêmio Jabuti de Livro do Ano de Ficção que ganhou pelo romance "Leite Derramado" (Companhia das Letras) tem diversos nomes falsos.
Entre as 8.908 assinaturas que compunham o abaixo-assinado até o fechamento desta edição havia nomes como Madame Bovary (personagem de escritor francês Gustave Flaubert), Barack Obama e referência aos Beatles, como "JOHNN -RINGO -GEORGE E PAUL".
Há também muitos nomes simples (Elza, Denise).
Para fazer parte da lista basta fornecer nome e e-mail.
A petição contesta o resultado do Jabuti por considerar injusto que Chico, segundo lugar na categoria romance, ganhe o troféu de Livro do Ano de Ficção.
O primeiro colocado entre os romances foi "Se Eu Fechar os Olhos Agora" (Record), livro de estreia do jornalista Edney Silvestre.
O site (www.petitiononline.com/1c2d3o4j/petition.html) foi criado em 13/11 por Anderson Santana.
Por e-mail, ele disse ser economista, ter 57 anos e viver há 15 em Maceió (AL).
Santana conta que a ideia da petição surgiu ao ler o blog de Reinaldo Azevedo, colunista da revista "Veja".
Azevedo contestava o resultado do Jabuti e seria o terceiro a assinar a lista.
"Lendo os comentários postados no blog do Reinaldo, notei que havia um clamor, entre os leitores, para que ele [Chico] "devolvesse" o prêmio", diz Santana.
"Quando li um comentário sugerindo que o Programa "Pânico na TV" fizesse uma campanha pela devolução do Jabuti, lembrei-me do site www.petitiononline.com e resolvi experimentar para ver o acontecia", completou.


Texto Anterior: FOLHA.com
Próximo Texto: Crítica/Fotografia: Mostra sobre Brasília traça painel crítico da história do país
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.