São Paulo, segunda-feira, 25 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES


INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DE CINEMA

Meu Papai É Noel
SBT, 14h15.
(The Santa Clause). EUA, 1994, 98 min. Direção: John Pasquin. Com Tim Allen, Judge Reinhold, Windey Crenson. Ao ver um estranho no teto de sua casa, homem e seu filho tratam de derrubá-lo. Só depois lembrarão que era noite de Natal e notarão que o homem era Papai Noel em pessoa. Feito o mal, ele se fantasia e trata de fazer as funções do velhinho, o que, de resto, lhe causará várias dores de cabeça.

Esqueceram de Mim
Globo, 15h50.
(Home Alone). EUA, 1990, 90 min. Direção: Chris Columbus. Com Macaulin Culkin, Joe Pesci, Daniel Stern. Família esquece o filho ao sair de férias. No início, o garoto (Culkin) se acha no paraíso. Depois, terá de defender sua casa contra dois bandidos (Pesci e Stern). Desses dois, no mais, virá o essencial em matéria de humor. Comédia familiar, pela proposição e pelo pensamento. A criançada costuma preferir o segundo exemplar da série, em que o menino é deixado sozinho, mas não em casa, e sim num hotelzão de Nova York.

O Quarto Sábio
Record, 18h
(The Fourth Wiseman). EUA, 1985, 73 min. Direção: Michael Ray Rhodes. Com Martin Sheen, Alan Arkin. A história de Artaban, médico persa que, depois de ler as sagradas escrituras, largou tudo o que possuía, comprou três pedras preciosas e partiu para encontrar-se com os Reis Magos e visitar Jesus.

Ponette, à Espera de um Anjo
Cultura, 20h30.
(Ponette). França, 1996, 93 min. Direção: Jacques Doillon. Com Victoire Thivisol, Marie Trintignant, Xavier Beauvois, Claire Nebout. Ponette é a menina que, após perder a mãe, espera ardentemente por sua ressurreição. Ao mesmo tempo, outras crianças aproveitam sua situação para exercer a conhecida crueldade infantil. Drama de autor de filmes com muito prestígio na França e, normalmente, pouca capacidade de interessar ao espectador. Aqui, porém, parece ter o que às vezes falta a seus trabalhos: um assunto. Vale conferir.

Um Herói de Brinquedo
Globo, 22h.
(Jingle All the Way). EUA, 1996, 88 min. Direção: Brian Levant. Com Arnold Schwarzenegger, Sinbad, Phil Hartman, Rita Wilson. Pai muito atarefado dedica-se a buscar para seu filho um tanto infeliz o presente de Natal que o deixará feliz: um boneco chamado Turbo Man. O problema é que só vai à luta de última hora, quando os estoques das lojas já estão esgotados. Mas Arnold, como sabemos, quando vai à luta, não vai para brincar. Comédia natalina. Inédito.

Núpcias Reais
Bandeirantes, 23h.
(Royal Wedding). EUA, 1951, 92 min. Direção: Stanley Donen. Com Fred Astaire, Jane Powell, Sarah Churchil. Dois irmãos bailarinos se apresentam na Inglaterra durante o casamento da rainha Elizabeth. Astaire dança. É o que basta para que a fantasia de Donen se realize.

Intercine Globo, 1h45.
O filme escolhido para hoje é "Os Três Reis Magos em Los Angeles" (1987, de Mel Danski, com Stan Shaw, Jack Warden). Três loucos fogem do hospício às vésperas do Natal, aprontam um pouco e planejam partir para Jerusalém, a fim de receber o Cristo. No caminho, outras pessoas juntam-se a eles.

A Contadora de Histórias
Globo, 3h25.
(The Story Lady). EUA, 1991, 93 min. Direção: Larry Elikann. Com Jessica Tandy, Tandy Cronyn, Stephanie Zimbalist, Charles Durning. Jessica Tandy é uma velha senhora que, para passar o tempo, topa comandar um programa infantil em que faz aquilo que melhor sabe fazer: contar histórias. Vira um sucesso. Essa é a parte boa. Seu problema será resistir à engrenagem comercial que se arma em torno dela. Onde se vê mesmo que é uma velha senhora ultrapassada, lutando contra o comercialismo do mundo. Enfim, um enredo demagógico levado por elenco forte.

DESTAQUES DA TV PAGA


FILMES

Em dia de Natal, vale tudo na TV



Qual será o verdadeiro "filme de Natal" que as TVs nos reservam? Não é certamente "Furyo - Em Nome da Honra" (Film & Arts, 16h), de Nagisa Oshima.
Mas bem poderia ser "De Ilusão Também se Vive" (Telecine Classic, 16h50), em que um homem contratado para ser Papai Noel de loja de repente decide que é mesmo Papai Noel. Enfim, essa coisa meio anos 40.
E por que não "Batman, o Retorno" (TNT, 20h), o melhor dos filmes da série de Tim Burton? A verdade é que é meio "dark". No fim, a grande atração talvez seja "Sissi" (Telecine Classic, 22h), primeiro filme da série com Romy Schneider (jovem, mas já carismática), sobre a imperatriz austríaca. Hoje pode ser xaropada intragável. Mas em dia de Natal vale tudo. (IA)


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo: Natal com eclipse
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.