São Paulo, Quarta-feira, 26 de Janeiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - INÁCIO ARAUJO

RIO VIOLENTO
Band, 13h.       (Wild River). EUA, 1960, 105 min. Direção: Elia Kazan. Com Montgomery Clift, Lee Remick, Jo Van Fleet. Clift é o funcionário que, durante o New Deal, tem por função desalojar uma moradora renitente (Van Fleet) de sua propriedade para que, no local, seja construída uma represa. Van Fleet representa a tradição (a ação se passa no Sul, no Tennessee) e o individualismo. Clift, a mudança e a intervenção do Estado. O confronto é dilacerante, notará Kazan, neste que é um de seus filmes mais significativos.

PIRANHA 2 - ASSASSINAS VOADORAS
SBT, 14h15.    (Piranha 2 - Flying Killers). EUA, 1982, 91 min. Direção: James Cameron. Com Tricia O'Neil, Steve Marachuk, Ted Richert. Filme dos primórdios da carreira de Cameron (hoje famoso, entre outros, por "Titanic"). Aqui, mais modestamente, dá sequência à saga das piranhas, iniciada por Joe Dante. Por conta de experiências genéticas, elas levantam vôo tempo o bastante para destroçar os humanos à sua volta. Não vale "Os Pássaros". Não vale nem o primeiro "Piranha".

A GUERRA DOS BIQUÍNIS
Globo, 15h35.    (Swinsuit). EUA, 1989, 94 min. Direção: Chris Thompson. Com Catherine Oxenberg. Empresa busca uma nova modelo para lançar coleção de trajes de praia. Entre as muitas candidatas, a disputa parecerá mais uma guerra.

ROMEU E JULIETA
Rede TV!, 23h.     (Romeo & Juliet). Inglaterra/Itália, 1968, 137 min. Direção: Franco Zeffirelli. Com Olivia Hussey, Leonard Whitting, Michael York e Milo O'Shea. Talvez o melhor filme de Zeffirelli. Primeiro, a peça de Shakespeare é muito bem explorada do ponto de vista cenográfico. Segundo, o amor adolescente ali focalizado se adapta bem ao talento decorativo do cineasta italiano. Refilmagem da clássica história de William Shakespeare onde o que mais aparece é a mão pesada de Zeffirelli. Recomendável apenas aos que curtem um melodrama dos bons.

INTERCINE
Globo, 0h52. "Uma Vitória Especial" (1991, de Stuart Cooper, com John Larroquette, Kathy Baker) e "Testemunha do Silêncio" (1994, de Bruce Beresford, com Richard Dreyfuss, Linda Hamilton) são as propostas da emissora.

O RETORNO
Globo, 2h40.    (Falling from Grace). EUA, 1991, 100 min. Direção: John Mellencamp. Com John Mellencamp, Mariel Hemingway, Claude Rains. Cantor de rock (Mellencamp) volta para comemorar o aniversário do pai na cidadezinha em que ele e a mulher (Hemingway) nasceram e cresceram. É uma fria. Dores e ressentimentos familiares, há muito soterrados, voltam à tona.

MANDROID
Globo, 4h20.   (Mandroid). EUA, 1993, 85 min. Direção: Jack Ersgard. Com Brian Cousins, Jane Caldwell, Michael Dellafemina. Robô indestrutível é criado para manter a paz. Mas um cientista do mal decide roubá-lo e transformá-lo em máquina de matar. Enfim, é isso aí.

TV PAGA
"Marienbad", o dinossauro magnífico

da Redação

Hoje, queremos filmes imediatamente lisíveis. Se possível, pré-digeridos. Vistas as coisas assim, "O Ano Passado em Marienbad" (Eurochannel, 22h) entra na programação como um dinossauro.
Ali, sabemos que existe um triângulo amoroso. Mas não sabemos se as coisas já aconteceram, estão acontecendo, vão acontecer. Isto é, nunca sabemos em que tempo estamos. Não temos a certeza nem de que os personagens estão em Marienbad. Não seria, talvez, outra estação balneária?
Sabemos, no entanto, que as imagens nos encantam, que a câmera de Alain Resnais e o texto de Robbe-Gril-let nos carrega pelo labirinto de uma paixão. É o que basta para esta obra-prima. (IA)


Texto Anterior: Astrologia - Oscar Quiroga: Uma ponte a ser construída
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Gisele Bündchen parece um chester!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.