São Paulo, sábado, 26 de janeiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES E TV PAGA

TIAGO MATA MACHADO
CRÍTICO DA FOLHA

Titanic
SBT, 15h30.
(The Titanic). EUA, 1996. Direção: Robert Lieberman. Com Peter Gallangher, George C. Scott, Catherine Zeta-Jones. Um casal de amantes com planos para o futuro, um ladrão pé-de-chinelo decidido a se regenerar e o temperamental capitão do navio são os protagonistas desta versão da história do Titanic, que naufragou no ostracismo após o lançamento da bem-sucedida superprodução de James Cameron.

A Ilha da Garganta Cortada
Globo, 16h15
(Cutthroat Island). EUA/França, 1995, 123 min. Direção: Renny Harlin. Com: Geena Davis, Matthew Modine. Davis é a filha de pirata que herda do pai, assassinado pelo tio sanguinário, um mapa do tesouro escrito em latim. Modine é o instruído trapaceiro que a ajuda a decifrar o mapa e a se vingar.

Energia Pura
SBT, 17h30.
(Powder). EUA, 1995, 111 min. Direção: Victor Salva. Com Mary Steenburgen, Sean Patrick Flanery, Jeff Goldblum. Retomando temas caros às ficções científicas B dos anos 50, o filme narra a história de um tímido adolescente provinciano com poderes eletromagnéticos. Descoberto escondido na casa dos avós mortos, ele é obrigado a encarar, pela primeira vez, a sociedade.

Kingpin - Estes Loucos Reis do Boliche
Globo, 23h05.
(Kingpin). EUA, 1996, 113 min. Direção: Peter Farrelly/Robert Farrelly. Com Woody Harrelson, Randy Quaid, Bill Murray, Vanessa Angel. Um veterano do boliche, talento que não vingou, encontra uma chance de retomar o seu prestígio ao descobrir, em plena comunidade amish, uma promessa do esporte. Juntos, novato e veterano partem para um disputado campeonato.

Os Últimos Rebeldes
SBT, 23h45
(Swing Kids). Inglaterra, 1998. Direção: Thomas Carter. Com Robert Sean Leonard, Christian Bale, Kenneth Branagh. Na Alemanha nazista do imediato pré-guerra, um grupo de garotos encontra no "swing" uma forma de contestar a rigidez do regime hitlerista.

A Galeria dos Alienígenas
Bandeirantes, 0h
(Breeders). Inglaterra, 1986, 82 min. Direção: Tim Kincaid. Com Theresa Farley, Lance Lewman. Depois de invadirem a Terra e tomarem a forma de seres humanos, alienígenas começam a caçar as moças virgens do planeta.

Lendas do Norte
SBT, 2h
(Legends of the North). França, 1994. Direção: Rene Manzor. Com Georges Corraface, Macha Grenon, Sandrine Holt. Um trambiqueiro conquista a confiança de um rapaz, dizendo-se amigo de seu pai, recém-morto. Seu interesse é se apoderar de um mapa herdado pelo jovem, em que a verdadeira localização de uma lendária cidade, cheia de ouro, está indicada.

Trama Diabólica
Bandeirantes, 2h.
(Hello, She Lied). EUA, 1995. Direção: Lawrence Lanoff. Com Kathy Ireland, John Enos, Richard Serafian. Decidida a saldar as dívidas do irmão, tetéia assume a identidade de uma rica herdeira.

Lances Inocentes
Globo 3h05.
(Searching for Bobby Fischer). EUA, 1993, 110 min. Direção: Steven Zaillian. Com Joe Mantegna, David Paymer. Depois de descobrir o talento do filho de sete anos para o xadrez, pai (Mantegna) não hesita em sacrificar a infância do garoto em competições do gênero.

Oh Deus! Que Diabo!
SBT, 3h40.
(Oh God! You Devil!), EUA, 1988. Direção: Paul Bogart. Com George Burns, Ted Wass, Ron Silver. Comédia mediana escrita pelo cineasta Andrew Bergman. Depois de assinar, sem se dar conta, um contrato com o Diabo, um compositor frustrado (Wass) se torna rico e célebre, perdendo, em compensação, a família e a identidade. Burns faz aqui o papel de Deus e do Diabo.

Escândalos no Hotel
SBT, 5h20.
(Blame It on Bellboy). Inglaterra, 1991, 78 min. Direção: Mark Herman. Com Dudley Moore, Bryan Brown, Patsy Kensit. Ao confundir os nomes de três novos hóspedes, o camareiro de um hotel veneziano engata a primeira de uma boa e velha comédia de erros.

DESTAQUES DA TV PAGA

FILME

Glauber entre o utópico e o arcaico
Salles Gomes dizia: o subdesenvolvimento não é uma etapa, mas um estado. Glauber leva isso às últimas consequências: da fome faz estética; da violência primeva, pedagogia revolucionária; do grito e da dor, língua, buscando na miséria uma estranha potência. Tal como Euclydes da Cunha, que levou o projeto positivista do Brasil pensante para o deserto e descobriu nos sertões o seu grande outro, Glauber promove, em "Deus e o Diabo na Terra do Sol" (Canal Brasil, 23h), o encontro, o transe, entre o Brasil utópico e o arcaico. No curto-circuito entre o (cordel) popular e o (compositor) erudito, entre messianismo e marxismo, natureza (o sal e a idade da "Terra do Sol") e cultura (a história), ele busca uma centelha revolucionária. (TIAGO MATA MACHADO)

GALÃ RÚSTICO

Documentário "Um Certo Dorival Caymmi" estréia hoje no Canal Brasil

O Canal Brasil exibe às 21h o documentário inédito na TV "Um Certo Dorival Caymmi", que conta a história do músico e compositor baiano.
Com direção do cineasta estreante Aluísio Didier, a produção reúne entrevistas, números musicais e acompanha a vida de Caymmi, da ida para o Rio de Janeiro ao reconhecimento no Brasil e no exterior.
O documentário ainda explora as incursões do músico em outras áreas artísticas, como cinema -atuou em "Estrela da Manhã" (1948)- e pintura, e suas amizades, como a com o escritor Jorge Amado, que lhe deu o apelido de galã rústico.



Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: José Simão: Socorro! Essa não! Até a Jade já pegou dengue!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.