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"A MODA"
Livro expõe engrenagem do sistema e explica conceitos
COSTANZA PASCOLATO
ESPECIAL PARA A FOLHA
O livro "A Moda", de Erika
Palomino, da série "Folha
Explica" (editora Publifolha), é fácil e gostoso de ler. Os profissionais terão o tema organizado em
suas cabeças, e os leigos o conhecerão melhor.
A obra faz uma rápida e eficaz
introdução à história da moda no
século 20, década por década, e a
seus desdobramentos hoje. Para
isso, expõe a engrenagem do sistema, que já aparece no século 14,
pela necessidade de nobres se distinguirem da burguesia incipiente
que tentava imitá-los.
Descobre-se que os lançamentos sazonais (inverno e verão) foram inventados já em 1858, em
Paris, por Charles Worth, inglês
que abrira sua "maison de couture" para atender burgueses e a imperatriz Eugênia, mulher de Napoleão 3º.
Estava criada a alta-costura que
até meados do século 20 influenciou a moda, da elite para a burguesia, até a Youth Quake (terremoto jovem), dos anos 60, que estabeleceu uma nova maneira de
enxergar a moda, a partir do olhar
e das necessidades dos jovens.
O adulto não era mais o modelo.
Foi o início do sistema de moda
mais democrático, em vigor até
hoje, o "prêt-à-porter" (pronto
para vestir). O livro ainda mostra
que, desde o início, a moda traz
em si um caráter estratificador.
A autora, numa linguagem simples, responde perguntas e fala sobre temas básicos: o que é moda,
como a moda é praticada no
mundo, quem dita a moda, moda
de rua "supermercado de estilos",
o que pega ou não pega, o que significa costureiro, criador, estilista,
figurinista e stylist, a relevância
das passarelas, a moda que vem
das ruas. A importância da juventude e a moda no Brasil são dissecados nos vários capítulos, informando e também oferecendo ao
leitor condições para refletir sobre o tema.
Hoje "a moda está na moda",
compara-se ao showbiz. É comentada nas primeiras páginas
dos jornais, nos noticiários da
noite na TV, nomes de estilistas
são reconhecidos no mundo inteiro. Top models desfrutam de
prestígio comparável ao das estrelas de TV. Novelas exploram o filão, criando paródias para o horário das sete. Gisele Bündchen é
mais que top. É deslumbrante
personagem mundial.
A autora da obra explica: "Para
além do glamour das passarelas,
para além da sedução das tribos, a
idéia do que é (ou não) "moda"
passou a ter relevância nos contextos mais diversos: das ciências
sociais à psicanálise, da história
da arte ao estudo da tecnologia e
do marketing".
Conceitos são prudentemente
baseados em correntes de autores
famosos, mas Palomino dá um
banho na explicação do que são as
influências da rua na moda das
passarelas. Ela entende como ninguém de "tribos" urbanas (hoje
grupos), suas vontades, idiossincrasias, rebeldias e a música que
os aglutina, sugerindo ao leitor
um olhar alegre e irônico.
Costanza Pascolato é empresária
de moda
A Moda
Autora: Erika Palomino
Editora: Publifolha
Quanto: R$ 9,90 (97 págs.)
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