São Paulo, sábado, 26 de janeiro de 2002

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"A MODA"

Livro expõe engrenagem do sistema e explica conceitos

COSTANZA PASCOLATO
ESPECIAL PARA A FOLHA

O livro "A Moda", de Erika Palomino, da série "Folha Explica" (editora Publifolha), é fácil e gostoso de ler. Os profissionais terão o tema organizado em suas cabeças, e os leigos o conhecerão melhor.
A obra faz uma rápida e eficaz introdução à história da moda no século 20, década por década, e a seus desdobramentos hoje. Para isso, expõe a engrenagem do sistema, que já aparece no século 14, pela necessidade de nobres se distinguirem da burguesia incipiente que tentava imitá-los.
Descobre-se que os lançamentos sazonais (inverno e verão) foram inventados já em 1858, em Paris, por Charles Worth, inglês que abrira sua "maison de couture" para atender burgueses e a imperatriz Eugênia, mulher de Napoleão 3º.
Estava criada a alta-costura que até meados do século 20 influenciou a moda, da elite para a burguesia, até a Youth Quake (terremoto jovem), dos anos 60, que estabeleceu uma nova maneira de enxergar a moda, a partir do olhar e das necessidades dos jovens.
O adulto não era mais o modelo. Foi o início do sistema de moda mais democrático, em vigor até hoje, o "prêt-à-porter" (pronto para vestir). O livro ainda mostra que, desde o início, a moda traz em si um caráter estratificador.
A autora, numa linguagem simples, responde perguntas e fala sobre temas básicos: o que é moda, como a moda é praticada no mundo, quem dita a moda, moda de rua "supermercado de estilos", o que pega ou não pega, o que significa costureiro, criador, estilista, figurinista e stylist, a relevância das passarelas, a moda que vem das ruas. A importância da juventude e a moda no Brasil são dissecados nos vários capítulos, informando e também oferecendo ao leitor condições para refletir sobre o tema.
Hoje "a moda está na moda", compara-se ao showbiz. É comentada nas primeiras páginas dos jornais, nos noticiários da noite na TV, nomes de estilistas são reconhecidos no mundo inteiro. Top models desfrutam de prestígio comparável ao das estrelas de TV. Novelas exploram o filão, criando paródias para o horário das sete. Gisele Bündchen é mais que top. É deslumbrante personagem mundial.
A autora da obra explica: "Para além do glamour das passarelas, para além da sedução das tribos, a idéia do que é (ou não) "moda" passou a ter relevância nos contextos mais diversos: das ciências sociais à psicanálise, da história da arte ao estudo da tecnologia e do marketing".
Conceitos são prudentemente baseados em correntes de autores famosos, mas Palomino dá um banho na explicação do que são as influências da rua na moda das passarelas. Ela entende como ninguém de "tribos" urbanas (hoje grupos), suas vontades, idiossincrasias, rebeldias e a música que os aglutina, sugerindo ao leitor um olhar alegre e irônico.


Costanza Pascolato é empresária de moda

A Moda
    
Autora: Erika Palomino
Editora: Publifolha
Quanto: R$ 9,90 (97 págs.)




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