São Paulo, sexta-feira, 26 de janeiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

João Sal/Folha Imagem
Marcelle Bittar, declara acreditar em sustentabilidade, tema da semana de moda, por ser uma pessoa "superpositiva"


Mônica Bergamo

@ - bergamo@folhasp.com.br

SPFW

Essa tal de sustentabilidade

A palavra "sustentabilidade", tema da atual edição da SP Fashion Week, tem dado um nó na cabeça de parte das modelos. Marcelle Bittar, 23, está cansada de ser perguntada sobre ecologia, reciclagem e desenvolvimento sustentável:

 

"Ai, lá vem vocês [jornalistas] com essa de sustentabilidade de novo... Bom, vamos lá!" Ela pára, olha para cima e, dez segundos depois, responde: "Acredito, porque sou superpositiva, mas não vai acontecer enquanto eu viver". Marcelle fala mais sobre a responsabilidade das tops em defender uma moda politicamente correta. Ela trabalharia para uma grife que explora o trabalho infantil? "Com certeza", ela responde. A coluna repete a pergunta: "Você desfilaria para uma grife que explora o trabalho infantil?". E ela: "Nossa, com certeza. Com criança, até de graça".
 

Nos bastidores do desfile de Alexandre Herchcovitch, a modelo Aline Weber,17, diz: "prefiro falar de sustentabilidade no caso das modelos". Como assim? "Acho que sustentabilidade somos nós, modelos, termos que sair viajando sem saber nada do lugar, a ter que aprender a se virar sozinha desde cedo, sabe?"
 

O desfile já vai começar e um funcionário do desfile convoca Aline. Última pergunta: Você desfilaria para uma marca que usa crianças para fabricar as roupas? "Ah, se fosse uma marca boa, acho que tudo bem."
 

Mesma pergunta para a modelo Stefânia,16. "Olha, esse é meu sexto Fashion Week e só agora comecei a ter mais visibilidade. Então, se fosse uma marca legal, eu faria, sim." Ela continua: "Mas, se usasse trabalho escravo, eu não faria, não. Trabalho escravo é meio punk".
 

Apressada para ir para casa depois de cinco desfiles, a modelo Viviane Orti, 16, não quis falar sobre o tema da semana. "Nem sei qual é." Sobre a proibição de menores de 16 anos nas passarelas do evento, ela diz que achou "uma boa idéia".
"Comecei com 13 anos, era muito nova, mal sabia o que "tava" fazendo. Sou super a favor." Para ela, a morte por anorexia da modelo Ana Carolina Reston, em 2006, só aumentou "o mito de que modelo não come".
Ela diz: "Nossa, eu como muito. Não dá nem pra acreditar!" Cardápio do dia? "Hum... Hoje eu comi dois pães de queijo." E nada mais, passando das 22h? "É, mas agora vou pra casa e vou jantar direitinho."
(LUISA ALCANTARA E SILVA)

INSHALLAH!
O cantor Martinho da Vila, que fez show no Fórum Social Mundial, em Nairóbi, voltou para o Brasil encantado com as muçulmanas.
 

Segundo ele, elas foram as mais animadas de seu show, sambando de burca na frente do palco.

POR POUCO
Um apostador de Aracaju respira aliviado: há três meses, ele havia acertado na Lotofácil, mas perdido o comprovante do jogo. Uma semana antes da prescrição do prêmio, o sortudo encontrou o papelzinho. E embolsou R$ 370,6 mil.

DESIMPEDIDA
A atriz Gisele Itié está solteira. Terminou o namoro de cinco meses com o advogado Fernando Haidamus.

MUSO INSPIRADOR
Resplandesce na estante de Oscar Niemeyer uma escultura venezuelana de Simón Bolívar. Foi presente de Hugo Chávez, que também levou para o arquiteto, em sua passagem pelo Rio de Janeiro, uma coleção de livros sobre a vida do muso inspirador chavista.

CORAÇÃO DE MÃE
Os servidores da Câmara de Deputados preparam-se para um possível festival de carteiradas na posse, no dia 1º de fevereiro. Cada deputado tem direito a apenas cinco convites. Na última posse, alguns brigaram para entrar com até 15 pessoas e acabaram superlotando a cerimônia.

OLHOS ABERTOS
Uma agência de notícias japonesa pediu autorização ao Tribunal de Justiça de São Paulo para filmar o julgamento de um dekassegui acusado de atropelar e matar uma jovem no Japão, e depois fugir para o Brasil. Ele aparece nas listas de foragidos da Justiça japonesa.

FLASH
A jornalista Glória Maria se atrasou para o desfile da Osklen. Com algumas das lâmpadas da sala já apagadas, ela chegou, chamando a atenção dos fotógrafos, que só pararam de clicá-la após serem impedidos pelos seguranças.

EU TAMBÉM
Recém-separado de Letícia Birkheuer, modelo da Ellus, Ricardo Mansur também vai subir à passarela. Desfilará para a grife V.Rom na segunda-feira.

A MAIOR CONFUSÃO
Uma montagem no YouTube faz troça das vinhetas da "Sessão da Tarde", da TV Globo. É um clipe com trechos das chamadas da sessão em que o locutor freqüentemente encaixa a palavra "confusão".
 

Exemplo: "Essa gata muito louca se meteu na maior confusão e vai virar tudo de pernas pro ar".

CURTO-CIRCUITO

O GRUPO Revista do Samba se apresenta no teatro do Sesc Ipiranga hoje, às 21h, com o projeto social "Bixigão".
O ESPETÁCULO "FELIZARDO", para crianças, será apresentado amanhã, às 11h e às 17h, no Auditório Ibirapuera.
VAI ATÉ QUARTA-FEIRA a mostra de imagens do "Prêmio Porto Seguro Fotografia", no Espaço Porto Seguro de Fotografia.
A WWF-BRASIL lança sua campanha institucional, com exibição de documentário, hoje, no Espaço E, na SP Fashion Week.
O CHEF CHARLÔ voltará a oferecer em seu bistrô o "pudim sauternes", iguaria feita com calda de vinho francês.


Texto Anterior: Música: Êxito de Mika na web muda shows
Próximo Texto: Thiago Ney: É a vez do View
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.