São Paulo, sábado, 26 de fevereiro de 2000 |
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SBT investe US$ 200 mi e quer se igualar à Globo
ANNA LEE Colunista da Folha DANIEL CASTRO da Reportagem Local O SBT anunciou anteontem a publicitários que vai investir US$ 200 milhões (R$ 354 milhões) nos próximos cinco anos em filmes, novelas e tecnologia. Se for realizado, será o maior pacote de investimento em produção já feito pela TV brasileira. Com a ajuda do pacote, em cinco anos o SBT pretende faturar o mesmo que a Globo -R$ 1,9 bilhão. Por enquanto, é uma miragem: no ano passado, a rede arrecadou R$ 480 milhões; neste ano, prevê faturar R$ 600 milhões. Em café da manhã na quinta, o empresário e apresentador Silvio Santos fez as pazes com o mercado publicitário. Prometeu não mais fazer mudanças bruscas na programação -assunto que azedou o encontro anterior, no final de 98, quando Silvio Santos disse que se alguém aparecesse com US$ 1 bilhão ele venderia o SBT. Dessa vez, o empresário confirmou o interesse em sócios estrangeiros, mas sem perder o controle das decisões sobre a rede. Santos também anunciou aos publicitários uma novidade no Brasil na relação TV e anunciante: a garantia de audiência. O game "Show do Milhão", que reestréia dia 12, irá testar pela segunda vez o mecanismo, pelo qual o SBT se compromete a compensar o anunciante caso o programa não atinja a audiência prometida. No caso do "Show do Milhão", o SBT promete 20 pontos de audiência (1,6 milhão de telespectadores na Grande São Paulo). Se o programa der 15 pontos, o anunciante terá uma compensação pelos 5 pontos que faltaram. Para a compensação, o SBT está usando a mesma base de preços da Globo. O SBT pega o custo de um comercial de 30 segundos no "Fantástico" (R$ 118 mil) e o divide pela audiência do programa. O resultado é multiplicado pelo número de pontos que a atração do SBT pretende alcançar. Essa conta faz com que uma inserção de 30 segundos no "Show do Milhão" custe R$ 65 mil. Se o "Show do Milhão" der 19 pontos, por exemplo, o anunciante terá uma compensação R$ 3.250. O pacote de US$ 200 milhões inclui US$ 7,5 milhões de investimentos na troca do sistema de transmissão do SBT em São Paulo. O restante deverá ser gasto em mais de mil filmes distribuídos pela Warner e pela Disney e na produção, no Brasil, de novelas originais da mexicana Televisa. A parceria com esses grupos não é nova. A única novidade é a compra de roteiros mexicanos para serem produzidos no país. Texto Anterior: Programação de TV Próximo Texto: Pacote de filmes do SBT tem "Matrix" e "O Sexto Sentido" Índice |
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