São Paulo, sábado, 26 de fevereiro de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SBT investe US$ 200 mi e quer se igualar à Globo

Divulgação
Keanu Reeves em "Matrix", que o SBT promete exibir até 2003



Se realizado pela emissora de Silvio Santos, será maior pacote de investimento em produção já feito pela TV brasileira


ANNA LEE
Colunista da Folha

DANIEL CASTRO
da Reportagem Local

O SBT anunciou anteontem a publicitários que vai investir US$ 200 milhões (R$ 354 milhões) nos próximos cinco anos em filmes, novelas e tecnologia. Se for realizado, será o maior pacote de investimento em produção já feito pela TV brasileira.
Com a ajuda do pacote, em cinco anos o SBT pretende faturar o mesmo que a Globo -R$ 1,9 bilhão. Por enquanto, é uma miragem: no ano passado, a rede arrecadou R$ 480 milhões; neste ano, prevê faturar R$ 600 milhões.
Em café da manhã na quinta, o empresário e apresentador Silvio Santos fez as pazes com o mercado publicitário. Prometeu não mais fazer mudanças bruscas na programação -assunto que azedou o encontro anterior, no final de 98, quando Silvio Santos disse que se alguém aparecesse com US$ 1 bilhão ele venderia o SBT.
Dessa vez, o empresário confirmou o interesse em sócios estrangeiros, mas sem perder o controle das decisões sobre a rede.
Santos também anunciou aos publicitários uma novidade no Brasil na relação TV e anunciante: a garantia de audiência. O game "Show do Milhão", que reestréia dia 12, irá testar pela segunda vez o mecanismo, pelo qual o SBT se compromete a compensar o anunciante caso o programa não atinja a audiência prometida.
No caso do "Show do Milhão", o SBT promete 20 pontos de audiência (1,6 milhão de telespectadores na Grande São Paulo). Se o programa der 15 pontos, o anunciante terá uma compensação pelos 5 pontos que faltaram.
Para a compensação, o SBT está usando a mesma base de preços da Globo. O SBT pega o custo de um comercial de 30 segundos no "Fantástico" (R$ 118 mil) e o divide pela audiência do programa. O resultado é multiplicado pelo número de pontos que a atração do SBT pretende alcançar.
Essa conta faz com que uma inserção de 30 segundos no "Show do Milhão" custe R$ 65 mil. Se o "Show do Milhão" der 19 pontos, por exemplo, o anunciante terá uma compensação R$ 3.250.
O pacote de US$ 200 milhões inclui US$ 7,5 milhões de investimentos na troca do sistema de transmissão do SBT em São Paulo. O restante deverá ser gasto em mais de mil filmes distribuídos pela Warner e pela Disney e na produção, no Brasil, de novelas originais da mexicana Televisa.
A parceria com esses grupos não é nova. A única novidade é a compra de roteiros mexicanos para serem produzidos no país.


Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: Pacote de filmes do SBT tem "Matrix" e "O Sexto Sentido"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.