São Paulo, terça-feira, 26 de fevereiro de 2002

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SBT estuda ampliar "Casa 2" para enfraquecer "O Clone"

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

O SBT estuda ampliar a duração das edições de segunda a sábado de "Casa dos Artistas 2". A medida tem dois objetivos: aumentar para dois os intervalos comerciais e tentar tirar mais alguns pontos de "O Clone", da Globo, no Ibope.
Maior sucesso de audiência da Globo desde "Terra Nostra", "O Clone" resiste ao fenômeno "Casa dos Artistas". Na semana passada, teve média de 45 pontos, apenas 2 a menos do que registrou na semana de 21 a 26 de janeiro. A queda foi de apenas 4,2%.
Já a audiência do SBT durante "O Clone" de segunda a sábado da semana passada foi de 17 pontos. Na semana de 21 a 26 de janeiro, foi de 12. Aumentou 42%.
Uma leitura possível desses números é que "Casa dos Artistas" impediu que a novela das oito da Globo faturasse com o aumento do número de televisores ligados em fevereiro. Esses "novos telespectadores" foram para o SBT. A média da primeira semana de "Casa 2" (excetuando-se as edições de domingo) foi de 24 pontos, igual à primeira edição do programa. Na semana passada, só a edição de quarta-feira de "Casa 2" durou mais de 30 minutos.

O SBT fechou na noite de sábado a venda da segunda cota nacional de patrocínio de "Casa 2", para a cerveja Kaiser, que também patrocina "Big Brother Brasil", da Globo. Na tabela, cada cota custa R$ 11,2 milhões.
Walter Zagari, superintendente comercial do SBT, diz "que a demanda comercial do programa não pára de crescer. Já estamos com seríssimos problemas de espaço. Já estou reivindicando a ampliação do encaixe".

O pico de 50 pontos a 14 que "Casa 2" emplacou sobre o "Fantástico" no domingo foi a maior humilhação da história da Globo.

A decisão de submeter o "eliminado" pelo público via telefone à aprovação ou não dos internautas não foi de última hora. Já estava definida antes da estréia de "Casa 2". Às 12h50 de ontem, 52,58% dos votos recebidos pelo UOL eram para que Lulo fique na casa.

OUTRO CANAL

Assédio
Grandes empresas internacionais de auditoria e consultoria, como a Ernst & Young e Price-Waterhouse & Coopers, estão de olho nas emissoras de TV brasileiras, principalmente a Globo e a Band. Oferecem serviços de reestruturação interna, para preparar terreno para a abertura de capital/capital estrangeiro. Essas empresas acreditam que maio e junho serão os grandes meses de negociação com investidores.

Número
Seriam 79 os demitidos pelo SBT na semana passada, incluindo eventuais prestadores de serviços (como músicos de orquestras). Oficialmente, foram 32.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br



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