São Paulo, quinta-feira, 26 de fevereiro de 2004

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O MUNDO DE BACO

Vinhos argentinos se destacam no quesito custo-benefício

JORGE CARRARA
COLUNISTA DA FOLHA

A procura de uma maior fatia no mercado internacional, os vitivinicultores argentinos continuam incrementando a qualidade dos seus vinhos. A melhor parte da notícia, especialmente para os consumidores brasileiros, é que, com a nova paridade do peso (e o alívio nos impostos permitido pelo Mercosul), os produtos dos nossos vizinhos melhoraram no quesito custo-benefício (ocupando maior espaço num departamento, o dos goles a preços camaradas, onde os chilenos reinavam absolutos anos atrás).
Os últimos a desembarcar por aqui (importados pela Gran Cru, tel. 0/xx/11/3062-6388) foram os tintos de duas adegas platinas estreantes no Brasil: o grupo Vitivinícola de Tupungato e a Bodega Monteviejo.
A primeira é uma firma jovem, criada sete anos atrás. Sua base é o vale de Uco, uma região localizada ao sudoeste da cidade de Mendoza, localizada aos pés da cordilheira dos Andes.
A linha básica da casa leva o rótulo Finca los Algarrobos e nela há dois tintos interessantes da safra 2002 (ambos a R$ 19), o Syrah, de bom corpo, equilibrado e de paladar redondo (83/100), e o Montepulciano, um pouco tânico, mas com bom aroma e sabor que lembra framboesas (83/100).
Um degrau acima no portfólio da adega estão os Altus (R$ 28). Destaque entre eles para o Malbec 99, um vinho com aroma intenso (cerejas, kirsch) e paladar macio e de boa persistência (87/100), e o Tempranillo, outro belo tinto que mostra boa textura e concentração de fruta (87/ 100).
A Monteviejo, também do vale de Uco, tem igualmente poucos anos de vida. A sua proprietária, Catherine Pere Vergé, é francesa e possui vinhedos na sua terra natal, na região de Bordeaux.
Vale a pena conferir o Festivo 2002, um dos exemplares mais simples da vinícola, um tinto de uvas malbec, de aroma e sabor frutado-floral, levemente adstringente em boca, no entanto, de paladar longo e agradável (86/100, R$ 34).


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