São Paulo, domingo, 26 de fevereiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV ABERTA

Humor e música agitam "Irmãos Cara-de-Pau"

Náufrago
Globo, 12h55.    

(Cast Away). EUA, 2000, 143 min. Direção: Robert Zemeckis. Com Tom Hanks. Depois de ensinar aos russos o "american way" de trabalho, Hanks sofre um acidente aéreo. Sozinho em uma ilha, precisa reaprender a viver. Reflexão de Zemeckis sobre a superioridade americana no mundo.

Os Irmãos Cara-de-Pau
Record, 20h30.     

(The Blues Brothers). EUA, 1980, 133 min. Direção: John Landis. Com John Belushi, Dan Aykroyd. Os Blues Brothers, vigaristas, colocam sua arte musical em ação para levantar o dinheiro de que precisa o orfanato em que foram criados. Bom humor e música.

O Preço de um Resgate
SBT, 21h.   

(Ransom). EUA, 1996, 117 min. Direção: Ron Howard. Com Mel Gibson. Depois de uma tentativa fracassada de pagar resgate a seqüestradores de seu filho, pai vai à televisão e promete os US$ 2 milhões para quem liquidar os bandidos.

Entre as Pernas
SBT, 2h15.   

(Entre las Piernas). Espanha/França, 1999. Direção: Manuel Gómez Pereira. Com Victoria Abril. Neste filme, Miranda (Abril) é uma viciada em sexo casada com um policial. O caso é grave a ponto dela não só fazer terapia como ter um caso extraconjugal com outro viciado, que por sua vez descobre que sua mulher o está espionando.

Luxúria e Ganância
Bandeirantes, 2h30.  

(Madam Savant). EUA, 1996, 89 min. Direção: Mike Marvin. Com Kira Reed, Bianca Rocilli. Depois que o marido a pilha com outro, mulher separa-se, muda de cidade e passa sua primeira noite numa festa de bordel.

Billy Bathgate - O Mundo a Seus Pés
SBT, 4h15.   

(Billy Bathgate). EUA, 1991, 107 min. Direção: Robert Benton. Com Dustin Hoffman. Nos anos 30, jovem entra modestamente para a gangue de Dutch Schultz. Subirá, com o tempo, mas também verá que em meios mafiosos não é fácil manter-se de pé. Baseado em romance de E.L. Doctorow, um drama policial atípico: todo empetecado, cheio de afetação e sem objetividade. Só para SP. (IA)

TV PAGA

Drama e terror para quem não gosta de Carnaval

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

À primeira vista, o Canal Brasil não compreendeu em que período estamos. Era dele que se poderia esperar uma celebração carnavalesca, em forma de filmes ou programas.
Mas talvez esse canal tenha pilhas de razão (à parte, ter exibido há pouco um ciclo sobre o tema): se o sujeito não está na rua, se não está vendo os desfiles para TV, por que sintonizaria um canal para ver um filme com gente, por exemplo, cantando marchinhas?
Agora, também não precisava partir para o oposto e programar "Prata Palomares" (23h30), filme dirigido por André Faria em que o mais agradável são as sessões de tortura onde cortam a língua das pessoas. É um dos filmes mais pavorosos do mundo, em qualquer sentido.
O Telecine Action não encontra outra saída para o Carnaval que não as reprises, como "Independence Day" (17h45) e "Cassino" (22h). O primeiro, filme de Roland Emmerich, é o tipo da diversão que servirá a quem está acordando de ressaca. O segundo, de Martin Scorsese, servirá sobretudo a quem se prepara para a ressaca do dia seguinte.
Talvez a diversão mais segura venha de algo oposto ao espírito de Carnaval, que é o filme de terror. A TNT programou "Vingança sem Rosto" (0h30), de George Romero.
Com freqüência, o diretor de "A Noite dos Mortos-Vivos" faz do terror um atalho para suas parábolas sociais. A vantagem é que não se perde a pertinência cinematográfica. O que pode existir de mais terrível do que um homem que perde seu rosto? É o que ocorre ao protagonista do filme.
A diferença é que aqui Romero observa o rosto como uma máscara que vai se formando ao longo da vida, comprovação do pouco de vida que nos é dado desfrutar. Quando cai a máscara, começa a vida. E o horror.


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.