São Paulo, Sexta-feira, 26 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA
Festival, que acontece desde 1974, será deslocado este ano por conta de reformas na sala do Sesc, que reabre em julho
"Melhores do Ano" do CineSesc será no Vitrine

CASSIANO ELEK MACHADO
da Reportagem Local

Os órfãos temporários do CineSesc não perderão em 1999 o tradicional festival "Melhores do Ano".
Organizado desde 1974, o evento que reúne uma seleção dos melhores filmes produzidos a cada ano será, em sua edição 99, no Estação Vitrine, em São Paulo.
O motivo da mudança é a reforma pela qual vem passando o CineSesc, desde que uma parte do teto da sala, feito de placas de gesso, descolou, em 16 de julho do ano passado.
A eleição dos 24 filmes que devem compor o festival este ano começa na segunda-feira. Serão colocadas urnas no Espaço Unibanco de Cinema e no próprio Vitrine. As votações são abertas. Os frequentadores dessas salas terão um painel afixado na parede informando todos os filmes lançados em 1998, para auxiliá-los a escolher.
A lista final dos filmes, que serão exibidos de 19 de abril a 13 de maio, data do festival, sairá da combinação das escolhas de público com a votação de 40 críticos de cinema convidados pelo Sesc.
O CineSesc só deverá ser reaberto em junho ou em julho. Segundo Luiz Alberto Zakir, gerente do cinema, a sala volta com novidades.
Zakir, que afirma que o projeto da reforma do cinema já estava pronto antes do acidente que fez com que a sala fechasse, diz que as principais mudanças serão um novo equipamento de som, nova decoração e a construção de novos banheiros, adaptados para deficientes físicos.
"A parte física do cinema continua a mesma", diz. A única novidade nesse aspecto é que, quando reabrir, o CineSesc terá também uma pequena sala, no andar acima da platéia, onde serão promovidas palestras, cursos e conferências. O novo espaço, para 40 pessoas, não terá projeção de filmes.
Depois de reaberto, o CineSesc deve seguir a mesma linha de programação. "O melhor entre aquilo que não é produzido pela grande indústria americana", diz Zakir.
Em setembro, a sala que fica no número 2.057 da rua Augusta, completa 20 anos.
Ainda não existem previsões para o menu cinematográfico da festa de aniversário do CineSesc.


Texto Anterior: Ao vivo, Revisited soa igualzinho ao original
Próximo Texto: Ratton vai filmar Rádio Favela de BH
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.