São Paulo, segunda-feira, 26 de março de 2001

Texto Anterior | Índice

Travolta lidera disputa entre os piores

DO ENVIADO A LOS ANGELES

Não deu para ninguém. "A Reconquista" (Battlefield Earth), um dos piores filmes já feitos pela humanidade, foi o grande vencedor no sábado à noite dos prêmios Framboesa de Ouro. Todos os anos, a associação de humor entrega uma espécie de "racsO", ou Oscar ao contrário, ao que de pior aconteceu no cinema.
A inacreditável ficção científica baseada em livro de L. Ron Hubbard, o fundador da cientologia, estrelando John Travolta como um alien com cabelo rastafari e saltos altos, levou sete Razzies, como os prêmios são conhecidos.
Entre eles pior atriz e ator coadjuvantes, pior direção, pior roteiro e pior casal do ano, formado "por John Travolta e qualquer outro que estivesse no filme".
A obra empatou assim com o recordista anterior, o fracassado "Showgirls", de Paul Verhoeven, de 1995. O produtor de "Reconquista" reagiu ironicamente. "Fiquei maravilhado com os prêmios", disse Elie Samaha. "Quanto mais falam mal do filme, mais DVDs ele vai vender."
Além da ficção, também foram lembrados pelos 535 votantes da associação a cantora Madonna (pior atriz, por "Sobrou para Você") e "A Bruxa de Blair 2" (pior remake do ano). Como sempre, os premiados não apareceram na cerimônia de entrega.
O prêmio Framboesa de Ouro, entregue no sábado anterior ao Oscar, completou 20 anos em 2001. Fundado pelo escritor John Wilson ("Tudo o Que Sei Aprendi nos Filmes"), reúne membros em 35 Estados norte-americanos e 12 países, inclusive o Brasil.
É um saudável contraponto à cerimônia de premiação do Oscar, que sempre corre o risco de se levar a sério demais.
(SÉRGIO DÁVILA)


Texto Anterior: "Oscar sem frescuras" exalta Ang Lee
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.