São Paulo, quinta, 26 de março de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO
Globo nem cogita ser a vice-líder

Rosane Beckierman/Folha Imagem
Xuxa Meneghel e Marluce Dias da Silva no lançamento da nova programação da Globo, anteontem à noite no Rio


DANIEL CASTRO
enviado especial ao Rio

A Rede Globo lançou anteontem no Rio sua programação de 98 anunciando que não admite ser vice-líder de audiência. A nova programação da emissora, que passa a ficar 24 horas no ar a partir de domingo, é um contra-ataque às redes Record e SBT, que têm derrotado a Globo no Ibope, no horário nobre e aos domingos.
"A Globo não admite ser nada menos do que líder, absoluta o tempo todo, em uma dominância total", disse Roberto Irineu Marinho, vice-presidente executivo da Rede Globo e vice-presidente das Organizações Globo.
Segundo Marinho, a Globo pretende aumentar seu faturamento com publicidade em 10% neste ano. Em 97, o faturamento da rede foi de US$ 1,7 bilhão.
"Quando falamos em uma emissora dominante, falamos de uma estratégia de programação que atende a todas as classes e a todas as idades", completou Marinho.
O "torpedo" da Globo contra "Ratinho Livre" e "Márcia" muda parte da grade de programação da emissora no horário nobre, com a implantação da trinca "linha de shows-minissérie-telejornal".
A partir da próxima semana, após a novela das oito, a emissora exibirá filmes às segundas, humorísticos às terças, o seriado "Mulher" às quartas, "Você Decide" às quintas e "Globo Repórter" às sextas-feiras.
Após essa faixa, a chamada linha de shows, de terça a sexta, serão exibidas minisséries brasileiras. Dia 31, estréia "Dona Flor e Seus Dois Maridos", adaptada da obra de Jorge Amado, com 20 capítulos. Em maio, será a vez de "Hilda Furacão", protagonizada por Ana Paula Arósio, ex-SBT.
O "Jornal da Globo", que volta a ter Lillian Witte Fibe como apresentadora, passará a ir ao ar sempre por volta de 23h40.
Em seguida, virão as sessões de filmes "Intercine" e "Corujão", esta última com mais de um filme.
Segundo Marluce Dias da Silva, superintendente-executiva da Rede Globo, o "Intercine" passará a oferecer ao telespectador apenas duas alternativas de escolha de filmes -atualmente são três.
Ela diz que a mudança possibilitará que o filme exibido seja o escolhido por mais de 50% dos telespectadores votantes. "Hoje, o filme que vai ao ar só tem 35% das preferências", justificou.
A superintendente-executiva também afirmou que a Globo quer consolidar as terças-feiras e os domingos como dias de humor na emissora. Todas as terças, serão exibidos "Casseta & Planeta, Urgente!" e um programa de Pedro Cardoso e Luis Fernando Guimarães, ainda sem título.
Em maio estréia o novo programa humorístico dominical com Regina Casé, após o "Sai de Baixo" -que volta neste domingo, em episódio ao vivo que parodia a cerimônia do Oscar. Dia 29, após o "Sai de Baixo", será exibido um "Vídeo Show Especial", com as novidades na programação 98.
A programação dos domingos receberá um reforço a partir de 19 de abril, às 12h, com o "Planeta Xuxa" -que deixa os sábados para dar lugar a jogos de futebol dos campeonatos Paulista e Nacional.
Na Copa, e até novembro, com as eleições, a programação da Globo sofrerá um corte. Nesse período, não serão exibidas minisséries, devido aos jogos e ao horário eleitoral gratuito. Em novembro, deve estrear a minissérie "Alta Rotatividade", de Gilberto Braga.


O jornalista DANIEL CASTRO viajou a convite da Rede Globo.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.