São Paulo, quarta-feira, 26 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FESTIVAL DE CANNES

Semana da crítica ganha patrono

AMIR LABAKI
da Equipe de Articulistas

Catorze filmes, metade dos quais de curta-metragem, compõem a Semana da Crítica de Cannes 2000. A mostra paralela ganha neste ano uma nova sala de projeções, voltando assim ao Palais du Festival, e tem seu primeiro patrono: o cineasta italiano Bernardo Bertolucci ("O Último Tango em Paris").
A Semana da Crítica apresenta tradicionalmente jovens realizadores, em seu primeiro ou segundo filme. É a terceira mais importante de Cannes, ficando atrás da Quinzena dos Realizadores e de Um Certo Olhar.
Suas últimas edições deixaram a desejar. Neste ano, entre os longas, as apostas virão da França (dois filmes), Coréia do Sul, Espanha, EUA, México e Taiwan.
Os longas selecionados são: "Happy End", de Jung Ji-Woo, "Les Autres Filles", de Caroline Vignal, "Amores Perros", de Alejandro Gonzáles I$árritu, "Hidden Whisper", de Vivian Chang, "Krampack" de Cese Gay, "De L'Histoire Ancienne", de Orso Miret, e "Good Housekeeping", de Frank Novak.
Apesar dos dois títulos canadenses, o eurocentrismo marca a seleção de curtas. A França lidera o bloco, também com dois selecionados. Bélgica, Irlanda e Suécia emplacaram um curta cada.
O melhor filme da Semana da Crítica é apontando pelo voto dos jornalistas credenciados para a cobertura do festival. O prêmio não deve ser confundido com o atribuído anualmente, para filmes selecionados para o conjunto do evento, por um júri da Fipresci, a Federação Internacional de Jornalistas Cinematográficos.
O 53º Festival Internacional de Cannes acontece entre 10/5 e 21/5. Um simpósio especial sobre o futuro do cinema precederá o evento deste ano. Presidido pela atriz Isabelle Huppert, contará com a participação, entre outros, do cineasta brasileiro Walter Salles ("Central do Brasil").
Quatro produções nacionais já foram oficialmente selecionadas para Cannes 2000. "Estorvo", de Ruy Guerra, disputa a competição oficial. "Eu Tu Eles", de Andrucha Waddington, está na mostra paralela "Um Certo Olhar". "Três Minutos", de Ana Luíza Azevedo, concorre à Palma de Ouro para curtas, enquanto a animação "De Janela para o Cinema", de Quiá Rodriguez, está na disputa da Cinefondation.



Texto Anterior: Trilhas trazem os 70 para 2000
Próximo Texto: Evento: TurboZone traz "Cinderella" futurista
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.