São Paulo, sexta-feira, 26 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

500 ANOS
Música, dança, filmes e exposições são as atrações
Festival "Latitudes Villette/ Brésil" leva o PercPan a Paris

RONALDO SOARES
DE PARIS

O festival "Latitudes Villette/ Brésil", que começa hoje em Paris, seria apenas mais um daqueles eventos de música brasileira para estrangeiro ver, se não fossem dois acontecimentos inéditos que ele vai promover.
O primeiro (não cronologicamente, mas em importância) é o fato de reunir pela primeira vez Paulinho da Viola ao lado da Velha Guarda da Portela em uma apresentação na Europa.
O segundo é que o evento vai abrigar a primeira versão em solo estrangeiro do festival PercPan, que há sete anos acontece em Salvador -este ano, foi realizado pela primeira vez também em São Paulo.
O "Latitudes Villette/Brésil" ocupará nos próximos dois finais de semana a programação do parque La Villette -um complexo de entretenimento e lazer em Paris.
Este final de semana será consagrado ao PercPan parisiense e terá Gilberto Gil e Naná Vasconcelos como mestres de cerimônia.
São eles que vão apresentar os artistas que subirão ao palco de hoje até domingo.
Seus convidados são Maria Bethânia, Lenine (acompanhado de Carlos Malta e Pife Muderno), Alceu Valença (com o grupo de maracatu Nau Brasil), Egberto Gismonti (ao lado de índios do Xingu) e Martinho da Vila (que se apresentará com o grupo Folia de Reis).
O segundo final de semana do festival terá o samba carioca tradicional como carro-chefe.
Dessa vez, caberá à bateria da Portela abrir cada dia do evento, também com apresentações ao ar livre.
A sexta-feira traz uma programação eclética, com apresentações de Lenine e Paulinho Moska, além dos grupos Karnak e Mestre Ambrósio.
O grande momento do evento será em dose dupla e justamente no encerramento: Paulinho da Viola e a Velha Guarda da Portela fecham as noites de sábado e domingo.
O artista pernambucano Antonio Nóbrega também estará presente nos dois últimos dias do festival, apresentando nova versão de seu espetáculo "O Marco do Meio-Dia".

Batucada
Além de música, o "Latitudes Villette/Brésil" programou uma série de apresentações de grupos de capoeira e também de bailes de gafieira.
O público poderá também participar de "ateliês de batucada", como os franceses classificam as aulas de percussão.
Os alunos terão o direito de se juntar ao grupo Ilê Aiyê e à bateria da Portela nas apresentações que antecedem todas as noites do evento.
Durante o festival -que faz parte das comemorações dos 500 anos da chegada dos portugueses ao Brasil-, haverá também a degustação de pratos típicos da culinária brasileira, além de exposições de fotos e exibições de filmes nacionais.


Texto Anterior: Polêmica - Mônica Bergamo: Barreto diz que vai processar Embratur
Próximo Texto: Show: Kid Abelha exibe sua "Coleção" em SP
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.