São Paulo, segunda-feira, 26 de junho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

O Terror das Mulheres
Rede TV!, 13h.
(The Ladies Man). EUA, 1961, 96 min. Direção: Jerry Lewis. Com Jerry Lewis, Helen Traubel, Kathleen Freeman. Depois de sofrer decepção amorosa, Jerry quer distância das mulheres. Mas o destino quererá que ele consiga emprego justamente num pensionato só para garotas. Jerry em um momento de altíssimo humor. Normalmente, ele costuma se desdobrar em dois ou mais personagens. Aqui, quem se multiplica é o inimigo. Só a concepção cenográfica já valeria o filme. Mas há ainda muito mais para ver.

Prato Feito
Bandeirantes, 13h35.
(Combination Platter). EUA, 1993, 85 min. Direção: Tony Chan. Jeff Lau, Colleen O'Brien, Lester Chan. Imigrante chinês em Nova York consegue trabalho num restaurante. Mas descobre que ficar no novo país não é fácil: os fiscais da imigração ficam em sua cola e a hipótese de casar com uma garota norte-americana é, por vários motivos, remota. Mas ele tentará achar uma solução.

Anjos Faixa-Preta
SBT, 14h15.
(Black Belt Angels). 1994, 81 min. Direção: Chi-Han Kim. Com Shawna Dee Larson, Rebekah Bartlett, Nicole Burks. Alunas de escola de artes marciais resolvem salvar a instituição -em estado pré-falimentar- com a promoção de shows que a transformam em ponto de encontro de adolescentes. Com isso, o velho mestre Lee consegue uma penca de novos alunos.

Twister
Globo, 15h40.
(Twister). EUA, 1996, 113 min. Direção: Jan De Bont. Com Bill Paxton, Helen Hunt, Jami Gertz, Cary Elwes. Meteorologistas atravessam o país em busca dos piores tornados que encontram. "Blockbuster" um tanto diferenciado: é bem escrito, não se perde em sensacionalismos ou no ritmo demente e cria algumas imagens memoráveis.

Velocidade Máxima 2
Globo, 21h55.
(Speed 2: Cruise Control). EUA, 1997, 121 min. Direção: Jan De Bont. Com Sandra Bullock, Jason Patrick, Willem Dafoe. No segundo filme do diretor Jan De Bont que a Globo exibe hoje, as férias de Sandra Bullock são seriamente prejudicadas quando um gênio das bombas e dos computadores (Dafoe) sabota o cruzeiro que ela faz com seu namorado. Inferior ao primeiro "Velocidade Máxima", o que é quase uma proeza. Inédito.

Mercadores da Morte
Bandeirantes, 21h55.
(Merchants of Death). EUA, 1997, 96 min. Direção: Yossi Wein. Com Michael Paré, Linda Hoffman. Sob efeito de hipnose, homem lembra da fazenda de sua família, massacrada quando ele tinha 6 anos. Pior: descobre que no lugar da fazenda existe uma refinaria de petróleo e uma série de pistas que ligam o dono da refinaria (e ex-prefeito de Portland) ao assassinato. Pior ainda: a psiquiatra que o hipnotizou foi sequestrada e novas evidências aparecem de que o ex-prefeito é ligado ao narcotráfico. Claro, porque sem narcotráfico não se faz, aparentemente, filme vagabundo nos EUA.

Intercine
Globo, 2h25.
A emissora exibe "Regresso do Rio Kwai" (1989, de Andrew V. McLaglen, com Timothy Bottoms, Nick Tate).

Show de Horrores
Globo, 4h25.
(Creepshow 2). EUA, 1987, 92 min. Direção: Michael Gormick. Com Lois Chiles, George Kennedy, Dorothy Lamour, Tom Savini. Segunda coletânea de contos de horror baseados em histórias de Stephen King. A diferença é que a primeira era dirigida por George Romero, gênio, enquanto nesta ele apenas assina os roteiros.

TV PAGA

"Soldado Ryan" é mais um filme de Tom Hanks

DA REDAÇÃO

"O Resgate do Soldado Ryan" (Telecine 1, 12h50) não é bem um filme de guerra. Passado o impacto da primeira meia-hora -a tomada de uma praia, durante o Dia D-, vemos que estamos diante de mais um filme de Tom Hanks.
Depois disso não faz diferença que ele seja um limítrofe, um astronauta ou um soldado. No passado, atores tinham valor de uso e de troca. John Wayne, Gary Cooper, Alain Delon ou Mastroianni representavam um certo número de ingressos vendidos, mas também um modo de estar no mundo.
O presente é mais estranho: Hanks é um mito na bilheteria. Mas que mito? O que representa? Hanks é apenas a imagem de Tom Hanks. (IA)



Texto Anterior: Barbara Abramo Astrologia: Tecemos uma rede
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.