São Paulo, Sábado, 26 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FAIXA-A-FAIXA

da Reportagem Local

Saiba abaixo um pouco sobre o conteúdo do disco inédito do Tutti Frutti. (PAS)


"Mamãe Natureza" - Versão original da faixa de abertura (e hit) de "Atrás do Porto Tem uma Cidade", era acelerada e (ainda) mais calcada em "tchururus" e no embate de vozes entre Rita Lee e Lúcia Turnbull.

"Paixão da Minha Existência Atribulada" - Balada épica, abusa dos jogos vocais entre Rita e Lúcia, quase uma "dupla rockaneja", em versos como "sinto você nesse meu violão/ toco sua música com minha mão/ me apaixonei por você e por mim" e efeitos sonoros vampirescos produzidos num Theremin. Saiu depois em coletâneas.

"Festival Divino" - O rock progressivo embala uma festa macabra de anjos maus do inferno, almas, flores e outros bichos, em afinidade de espírito do tempo com os sacis, as fadas e os lobisomens dos Secos & Molhados.

"Bad Trip/Ainda Bem" - Suíte longa e vitaminada por inacreditáveis "vozes" fantasmagóricas feitas no Theremin, inclui a protoversão do que em 80 se tornaria o hit de Rita e Roberto "Shangrilá". À época, após se dizer "amarelada, bodeada, sem ninguém", completava: "Que medo, que grilo, que bode, bad trip". "Ainda Bem" é reveladora: "Ainda bem que eu não desisto/ desta vida louca/ tive vontade, sim, de dar um tiro na cabeça" (e, na última repetição, "tive vontade, sim, de dar") -o negror do tempo era inspirador, mas ficaria sem razão de ser na leveza dos anos "Lança Perfume".

"Nessas Alturas dos Acontecimentos" - Outra que chegou a circular em coletâneas, é o primeiro rock como manda o figurino, à Stones. "E quem fica parado é poste/ Eu quero é me locomover", avisam as moças.

"Cilibrinas do Éden" - Canção-título do duo "rockanejo" de existência breve e atribulada, tem abertura entre caipira e clássica, as meninas convidando, hippies: "Vamos dançar a valsa/ da terra/ do fogo/ da água/ do ar". O enlevo prossegue: "Vamos voltar ao princípio/ porque lá é o fim". Prováveis viagens lisérgicas conduzem um segmento assombrado por "flip-frogs" (?).

"E Você Ainda Duvida?/ Tutti-Frutti" - Apareceu em 1975, num tal LP "Hollywood Rock", que pretensamente reunia shows de Tutti Frutti, Erasmo Carlos, Raul Seixas e O Peso. O "ao vivo" era inventado pela Philips, e o "show" era essa gravação de estúdio acrescida de aplausos. É apologia ao rock'n'roll, com temática glitter: "Deixe de uma vez o seu cabelo de crescer/ Largue essa mania, dê o braço a torcer (...)/ Pare de pensar que só você é que é/ pare de dizer "não sei se é homem ou se é mulher'/ pare de pegar aquele amigo pelo pé". Termina com o clássico de Little Richard que dera nome à banda.

"Minha Fama de Mau" - O disco se encerra com versão brava do clássico jovem guarda de Roberto e Erasmo. Soturnos, os últimos versos são roubados dos Beatles: "It's been a hard day's night". Rita Lee e o Tutti Frutti rompiam a noite e pediam passagem.


Texto Anterior: Tutti Frutti, a estréia que não houve
Próximo Texto: LP revela elo perdido de Rita
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.