São Paulo, quarta-feira, 26 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO
Atrações musicais na TV vão do pop ao rap

DA REPORTAGEM LOCAL

Até recentemente, a contribuição mais marcante da Suécia à música pop havia sido feita pelo quarteto vocal Abba. O surgimento do grupo Cardigans, em 1992, mudou essa situação.
A banda é tema do "Planet Rock", do Multishow, que vai ao ar nesta quarta-feira, às 9h. A principal característica do Cardigans é conciliar um pop "bubblegum", como o da canção "Lovefool", que os catapultou para a fama, com arranjos soturnos que flertam com a eletrônica, como os presentes em seu álbum de estúdio mais recente, "Gran Turismo", de 98.
A origem do grupo é das mais peculiares. Em 92, na cidade de Jonkoping, na Suécia, o guitarrista Peter Svensson e o baixista Magnus Sveningsson, dois fanáticos por heavy metal, decidiram se unir para criar uma banda que só tocasse hardcore. Sveningsson, a despeito de sua preferência musical, tinha formação jazzística.
Aos poucos, a dupla começou a se enfadar do heavy metal e decidiu partir para outra. Ao grupo se agregou a bela vocalista Nina Persson, colega dos dois na escola de arte local, o tecladista Lars-Olof Johansson e o baterista Bengt Lagberg. Com essa formação, em 94, o grupo assinou com um selo local voltado para a dance music, pelo qual lançaram o disco "Emmerdale", eleito em uma enquete feita por uma publicação local como o melhor disco ano.
O álbum seguinte da banda, "Life", atingiu grande sucesso, tendo vendido 1,5 milhão de cópias. Nessa época, a gravadora norte-americana Mercury contratou o grupo. Pelo selo, lançaram o CD "First Band on the Moon", que ganhou disco de ouro nos EUA.
A atração do Multishow traz entrevistas com integrantes do grupo e clipes. Outro destaque do dia é o "Comboio Instrumental Brasileiro", que vai ao ar no canal 605 da DirecTV, às 21h.
A atração reúne alguns dos mais importantes instrumentistas nacionais, como o trompetista Márcio Montarroyos, o baixista Arthur Maia, o pianista Leandro Braga e o guitarrista Ricardo Silveira, entre outros nomes, que se apresentaram juntos na casa paulistana Bourbon Street, em junho deste ano.
Também merece atenção o programa "O Show de Jools Holland", do "People + Arts", que na edição de hoje, às 23h, apresenta nomes expressivos do pop contemporâneo, como Kula Shaker, que concilia psicodelia e música indiana, o rap do Urban Species e o cantor Paul Westerberg, ex-integrante do Replacements.

Texto Anterior: Site premia David Bowie
Próximo Texto: Panorâmica: Banda Titãs assina com Abril Music
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.