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CRÍTICA
Autora faz opção ousada por narrativa não-linear
CYNARA MENEZES
ESPECIAL PARA A FOLHA
É difícil não se deixar influenciar pelo fato de que um
autor tem 17 anos. O leitor fica dividido: ou não gosta da coisa argumentando que é bobinha, adolescente, ou se inclina a achar que
o novíssimo escritor é um gênio.
No caso de Simone Campos,
um terceiro sentimento ainda
perturba: a desconfiança. Será
que é mesmo ela a autora? Não
usa uma linguagem amadurecida
demais para a idade? Contrapondo: Rachel de Queiroz tinha apenas 19 anos quando publicou sua
obra mais famosa, "O Quinze".
Não que se queira alçar "No
Shopping" aos clássicos da literatura brasileira contemporânea.
Mas o livrinho da menina é bastante bom. De novo: bastante
bom para quem tem 17 anos?
Não, em relação a escritoras de
qualquer idade, surpreende.
E confunde. Não tem propriamente uma história; são alguns
dias na vida de adolescentes frequentadores de shopping. Que
pensam, veja só. A narrativa não-linear, embora às vezes chatinha,
revela uma escrita segura, consciente, com domínio da língua.
Personagens deliberadamente
frouxos, um amontoado de parênteses e até colchetes, como
quem separa os números de uma
equação; parágrafos sem maiúsculas, quase pequenos poemas.
Ironia: "Ah! que saudades da minha infância tecnológica!/ Do
meu XT de letras verdes...".
É uma opção ousada para quem
tem sua idade e está apresentando
seu primeiro romance. Como escreve bem, poderia só fazer uma
historinha com começo, meio e
fim. Seu livro não chega a ter nenhum dos três, e isso não é ruim
-ao contrário.
Não parece fadado a ser best seller. Para seus contemporâneos
menos pensantes, será de difícil
digestão. Os mais velhos, por sua
vez, também podem não se mostrar muito interessados em um
romance cujo conteúdo "filosófico" pode ser resumido na frase dita por um dos protagonistas: "O
shopping nunca vai deixar a gente
se aproximar. Há esse vidro".
O grande ídolo de Simone é Clarice Lispector, que publicou seu
primeiro livro, "Perto do Coração
Selvagem", aos 18. Não será fácil
perseguir suas marcas, mas não
foi um começo nada mau.
No Shopping
Autora: Simone Campos
Editora: 7 Letras
Quanto: R$ 15 (74 págs.)
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