São Paulo, sexta, 26 de setembro de 1997.



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GASTRONOMIA
Pinga do Rio vira marca multinacional

JOSIMAR MELO
especial para a Folha

Uma das maiores multinacionais de bebidas, conhecida principalmente pelas marcas de scoth whisky que produz e traz para o Brasil -como Johnnie Walker e Black & White-, resolveu inverter seu papel.
A United Distillers, sediada em Londres e com uma filial em São Paulo, agora detém a marca de uma tradicional cachaça carioca, a Nêga Fulô, e passa a ser responsável por sua distribuição mundial.
Porque adotar uma bebida tão distante dos tradicionais scoth e gin? "Nós acreditamos que a cachaça, num prazo que não se pode ainda determinar, vai ganhar o mundo, como aconteceu com a tequila mexicana", diz o diretor de marketing da United, Gustavo Gasparian.
A International Distillers and Vintners, outra gigante multinacional de bebidas, havia dado um passo nesta direção, com a criação da cachaça Berro d'Água. A United Distillers seguiu um caminho diferente: ao invés de criar uma bebida, optou por trabalhar com uma marca já existente e consolidada.
"A Nêga Fulô vai continuar sendo feita como sempre: em Friburgo, na fazenda Soledade, sob os cuidados dos irmãos Roberto e Vicente Ribeiro. Nós vamos utilizar nossos potenciais de venda e distribuição para colocá-la melhor no mercado", diz Gustavo. Seu objetivo é buscar um público que reconheça o valor de uma boa cachaça -a Nêga Fulô é envelhecida em tonéis de carvalho e tem sabor aveludado e persistente.
A meta é vender 50 mil garrafas por ano no Brasil, e 500 mil no exterior. Uma gota num oceano de cachaça brasileira, cuja produção, em cálculos imprecisos, navega em torno de 1,5 bilhão de garrafas.
Uma campanha publicitária com imagens modernas e arrojadas, bem como um trabalho com jovens promotores em roupas modernas oferecendo a bebida, fazem parte deste esforço de reposicionar a imagem da cachaça.



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