UOL


São Paulo, sexta-feira, 26 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Cocoon
Globo, 15h25.
   
EUA, 85, 117 min. Direção: Ron Howard. Com Don Ameche, Wilford Brimley. Grupo de idosos encontra, na Flórida, estranha nave espacial e, nela, casulos que, colocados numa piscina, revelam-se uma espécie de fonte de juventude. Simpática fábula sobre a terceira idade e, sobretudo, a hipótese de que esse momento da vida possa ser, afinal, vital.

Cúmplice do Silêncio
Record, 21h.
 
(In the Eyes of a Stranger). EUA, 92. Direção: Michael Toshiyuki Uno. Com Richard Dean Anderson, Justine Bateman. Policial arruma belo problema ao se apaixonar pela testemunha a quem deve proteger, quando certos indícios tornam cada vez mais forte a hipótese de que ela é bem mais do que uma testemunha. Feito para TV.

Tropas Estelares
SBT, 22h30.
    
(Starship Troopers). EUA, 97, 129 min. Direção: Paul Verhoeven. Com Casper van Dien, Dina Meyer. Alguns planos filmados à moda de Leni Riefenstahl deram a este filme a fama de nazista. Rematada tolice. Trata-se do inverso: nesta ficção científica em que a Terra é ameaçada por insetos, nossa sorte está nas mãos de um jovem com tipo ariano, que mora em um lugar tipo Argentina, como localização geográfica, mas não é senão uma Província de um mundo globalizado, onde apenas um Estado conta, os EUA. É disso que trata o filme: da dominação do mundo pelos EUA. Os insetos que invadem a Terra somos nós, os cucarachos.

O Velho - A História de Luiz Carlos Prestes
Cultura, 22h30.
   
Brasil, 97, 105 min. Direção: Toni Venturi. Documentário sobre a vida de Prestes (1898-1990), líder dos tenentes dos anos 1920, líder dos comunistas, a seguir. O filme traz entrevistas exclusivas de Prestes, mas é um tanto problemático: quem não conhece sua história não sabe por que se dá tanta importância a ele; para quem o conhece, não acrescenta nada de tão relevante. Apesar de seu lado chapa-branca, é o que existe a ver sobre Prestes.

Águia na Cabeça
Bandeirantes, 1h30.
   
Brasil, 85, 108 min. Direção: Paulo Thiago. Com Nuno Leal Maia, Hugo Carvana. Elenco com várias figuras míticas do cinema brasileiro, em filme que diz respeito a jogo do bicho, bicheiros e suas relações com política e políticos.

Intercine
Globo, 1h45.

Fecha a semana o escolhido entre "Loucos de Amor" (50, de David Miller, com os irmãos Marx) e "Assassinato" (97, de Jean Pellerin, com Rob Lowe, Joe Mantegna).

O Risco de uma Decisão
Globo, 3h20.
   
(Bite the Bullet). EUA, 75, 130 min. Direção: Richard Brooks. Com Gene Hackman, Candice Berger. Uma longuíssima corrida de cavalos no Velho Oeste termina por se converter em um teste de resistência para todos os seus participantes. (IA)

À margem da guerra dos sexos

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

"À Procura de Mr. Goodbar" (Telecine Emotion, 23h25) é talvez a primeira e possivelmente uma das últimas vezes que a sexualidade feminina foi vista como um aspecto normal da existência.
Pode-se argumentar que não chega a ser normal a trajetória de Diane Keaton, que após ser abandonada por um homem, encosta os preceitos católicos e busca o prazer de cada dia, enfrentando bravamente a selva machista.
O que a torna única é o fato de essa mulher já não ser a mulher fatal do passado (mesmo que possa fazer estragos), nem uma militante feminista que faz da cama um campo de batalha da guerra dos sexos.
Ela passa ao largo desses clichês, e é isso o que faz interessante, antes de mais nada, este filme de Richard Brooks.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.