São Paulo, segunda-feira, 26 de setembro de 2005

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TELEVISÃO

Público aprova popularização da Cultura

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Pesquisa realizada em julho pelo Instituto Datafolha sob encomenda da TV Cultura mostra que o telespectador da Grande São Paulo aprova as mudanças feitas na programação da emissora pública, que está mais popular.
costumam assistir à TV Cultura, 68% afirmaram que perceberam mudança na programação. Desses, 84% consideram que houve melhora. Para 9%, continuou igual e para 6%, piorou (1% não respondeu).
O telespectador da Cultura percebeu que houve mudança na "programação em geral", no esporte (exibição de jogos ao vivo) e até na propaganda _rejeitada por 15%. A maioria, favorável, aponta que a publicidade ajuda a "manter a emissora" e é fonte "para investir na programação".
A pesquisa mostra que a Cultura só não é melhor avaliada do que a TV Globo. Sua programação é considerada boa. Seus pontos fortes são a programação infantil, cultural e de meio ambiente. O "pior" são o excesso de atrações infantis e a falta de programas para adolescentes, de jornalismo, filmes, séries e novelas.
Fátima Jordão, diretora de pesquisa da Cultura, afirma que o resultado endossa as mudanças implantadas neste ano. "Estamos mesmo procurando um caminho de popularização, mas com qualidade, fazendo um mix que interesse a todas as classes", diz.

OUTRO CANAL

Terapia 1 A Rede TV! está desenvolvendo um "reality show" para tentar alavancar a audiência do feminino "A Casa É Sua", que vem sofrendo para dar um ponto no Ibope. Em sigilo, um piloto da atração foi gravado e está sendo analisado pela direção da emissora.

Terapia 2 O "reality show" pega casais em "fase terminal". Tenta salvar casamentos com banhos de lojas e beleza e ajuda psicológica. Quase todo o processo é registrado por câmeras e microfones.

Golpe 1 A Globo descobriu uma nova "picaretagem" envolvendo "Big Brother Brasil". Desta vez, além de enviar link para um vírus, um e-mail "divulga" as inscrições para o "reality show" e pede o envio de fitas para um endereço quase idêntico ao de "BBB".

Golpe 2 Mas o número da caixa postal é diferente, o que indica uma tentativa de desviar vídeos de candidatos. A Globo está tentando bloquear os e-mails antes que eles cheguem aos destinatários.

Guerrinha A Globo soltou comunicado na última sexta informando que "A Força do Desejo", que reprisa a partir de hoje na sessão "Vale a Pena Ver de Novo", é a primeira novela no Brasil com closed caption (legenda oculta para ajudar pessoas com deficiência auditiva). O SBT reagiu logo em seguida: distribuiu comunicado informando que faz isso em suas novelas "brasileiras" desde 2002.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br

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