São Paulo, sábado, 26 de setembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

Alan Marques/Folha Imagem
As filhas do ex-militante de extrema esquerda Cesare Battisti,Valentina e Charlene: "Queremos nosso pai de volta"

JUSTIÇA

As meninas de Battisti

O dia 18 de março de 2008 foi de alívio e desespero para Valentina e Charlene, hoje com 24 e 14 anos, filhas do ex-militante de extrema esquerda Cesare Battisti. Nesta data, ele foi preso no Brasil, a pedido do Estado italiano, acusado de envolvimento em quatro assassinatos ocorridos na década de 70.

 


Desde 2004, quando "papa" deixara a França, elas não tinham notícias dele, que fugira do país diante do fim da política Mitterrand de proteção a supostos perseguidos políticos, como até então Battisti era tido naquele país.

 


Valentina e Charlene chegaram ao presídio da Papuda, em Brasília, na tarde da última quarta-feira, de surpresa. Em meio a muitas lágrimas, caçula no colo, o pai viveu a primeira das duas visitas que recebeu delas na semana.

 


Em entrevista a Andréa Michael, elas disseram que o pai sempre foi muito exigente na escola e que, mesmo depois de ter se separado da mãe delas, Laurance, em 1996, esteve presente em suas vidas. Negam a possibilidade de que ele tenha participado de assassinatos e defendem seu refúgio político no Brasil, caso em julgamento no Supremo Tribunal Federal.
Questionada sobre a luta armada, Valentina diz que "esse não é o caminho". "Quando era jovem, meu pai viveu um tempo, um sonho. Eu sou contra a violência. A situação dele era diferente, era de quem achava que mudaria o mundo desta forma." Battisti era militante do PAC (Proletariados Armados pelo Comunismo). Foi condenado à prisão perpétua na Itália por crimes relacionados ao grupo.

 


Sobre os assassinatos de que o pai é acusado, Valentina, que nasceu no México, um dos refúgios de Battisti, disse que já havia conversado com o pai. "Quando era criança, no México, nós brincávamos de mocinho e bandido. Ele conversava sobre essa situação comigo e me disse que nunca matou ninguém." Na frase em comum, dizem: "Queremos nosso pai de volta".

 


E se o STF decidir extraditar Battisti? Charlene, com um sorriso nervoso: "Prefiro nem pensar nesta possibilidade". E Valentina: "Vivemos muitas desilusões, mas acreditaremos até o final em sua liberdade". As filhas de Battisti devem voltar a Paris, onde vivem, na próxima terça. Viajaram ao Brasil, segundo disseram à reportagem, graças a uma caixinha feita por amigos solidários à causa do ex-militante da extrema esquerda.

Ronda escolar

Um aluno de 14 anos flagrado com uma arma de pressão Cybergun I.M.I., réplica de pistola israelense, conturbou dois dos mais conhecidos colégios de São Paulo: o Vera Cruz e o Rainha da Paz, no Alto de Pinheiros. O estudante, matriculado no Vera Cruz, foi com ela até a praça em frente ao Rainha da Paz, a alguns metros, e lá a exibiu a amigos. Flagrado por um inspetor do Rainha, foi levado por uma ronda escolar ao 14º DP. Um boletim de ocorrência foi registrado na presença do pai do garoto -que acabou expulso do Vera.

RONDA 2
A réplica, que dispara bolas de plástico duro, poderia, de acordo com especialistas, causar apenas danos leves, como vermelhidão na pele. Mas, usada indevidamente, atingindo, por exemplo, os olhos, pode até cegar. Ela foi enviada para perícia no Instituto de Criminalística de São Paulo.

BRINQUEDO
O colégio Vera Cruz sustenta que a arma é de brinquedo, o que teria sido confirmado pelos policiais que acompanharam a ocorrência. Afirma que o estudante não atirou nem ameaçou ninguém e diz que ele não foi expulso "por este motivo isolado". Informa que professores e alunos foram devidamente comunicados do fato.

LOBOS AFRICANOS
O Quinteto Villa-Lobos fará turnê pela África em outubro. Passará por Tunísia, Botsuana, Namíbia, Moçambique e Quênia. No repertório, Ernesto Nazareth e Pixinguinha, além do compositor que batiza o grupo.

O MUNDO GIRA
O governador José Serra (PSDB-SP) vai conceder a Ordem do Ipiranga, a mais alta do Estado, a Itamar Franco (PPS-MG). O ex-presidente é um dos maiores desafetos do sucessor, Fernando Henrique Cardoso, e sempre reservou críticas ácidas a seu governo -do qual Serra fez parte.

LISTA
Na lista dos que serão agraciados com a ordem, que será entregue por Serra no dia 29, estão também Márcio Thomaz Bastos, ex-ministro do governo Lula, Pedro Simon e Roberto Freire, que foram ministros de Itamar, José Gregori, Miguel Reale Jr., Fernando Lyra, Almino Affonso, José Carlos Dias e Plínio de Arruda Sampaio.

JÚRI
Foram escolhidos os cinco integrantes do júri da 33ª Mostra Internacional de Cinema de SP, que começa no dia 23. São o diretor chileno Marco Bechis, ganhador de 19 prêmios internacionais pelos filmes "Garage Olimpo" e "Fligi/Hijos", o francês Jean-Michel Frodon, diretor da revista "Cahiers du Cinéma", o sérvio Goran Paskaljevic, premiado no Festival de Veneza com "Barril de Pólvora", e o turco Ali Özgentürk. A cineasta Suzana Amaral será a única mulher e brasileira entre os jurados.

MUNDO CÃO
A apresentadora Martha Stewart se desculpou com Jessica Simpson por ter dito, no dia 16, que ela "deveria ter cuidado melhor" de sua cachorrinha maltês, que desapareceu após ser atacada e capturada por um coiote na frente da dona, em Los Angeles. "Arranje outro cão", completou Stewart, enquanto a cantora fazia campanha para tentar achar o animal. Nesta semana, a apresentadora disse em seu programa que sentia "muito, muito por qualquer um que perde um mascote" e que esperava que Jessica encontrasse o seu -o que não havia ocorrido até ontem.

CURTO-CIRCUITO
A ARTISTA PLÁSTICA Célia Euvaldo inaugura exposição hoje, às 12h, no Gabinete de Arte Raquel Arnaud, em Pinheiros.
OS CANTORES Frejat, Zélia Duncan e Fernanda Takai fazem show na parte externa do auditório do parque Ibirapuera, amanhã, às 11h. Classificação: livre.
O CENTRO Universitário Senac, em Santo Amaro, dá aula de culinária hoje, às 9h, para crianças com síndrome de Down.
HOJE E AMANHÃ acontece a feira de intercâmbio Expo Estude no Exterior. Das 14h às 19h, no hotel Intercontinental.
ACONTECE AMANHÃ o festival Eletricidade, com a apresentação de DJs, às 12h, no Tendal da Lapa, na rua Guaicurus. Livre.

com ADRIANA KÜCHLER e DIÓGENES CAMPANHA e FLÁVIA MARTIN



Texto Anterior: Programação de TV
Próximo Texto: Vida de cinema
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.