São Paulo, sábado, 26 de setembro de 2009

Texto Anterior | Índice

Allan Sieber faz piada com jornalismo

Coletânea do gaúcho reúne reportagens feitas em HQ, mas sem compromisso com a verossimilhança

"É Tudo Mais ou Menos Verdade..."


PEDRO CIRNE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O subtítulo pode deixar dúvidas: "É Tudo Mais ou Menos Verdade - O Jornalismo Investigativo, Tendencioso e Ficcional de Allan Sieber". A coletânea de HQs do gaúcho Sieber é um livro de humor ou de reportagens em quadrinhos? "Sem dúvida, é mais de humor. Mas tem esse título apelativo que eu escolhi", brinca Sieber, que publica aos sábados a tira "Preto no Branco", na Ilustrada, e também desenha para o Folhateen.
"Tem reportagens em quadrinhos, como o passeio na favela com gringos, mas não são reportagens com compromisso com a verossimilhança. Não que não tenham acontecido daquele jeito. É mais eu extrair o humor daquela situação e me botar como personagem do que retratar fielmente o que aconteceu. É pegar o espírito da coisa."
A expressão "jornalismo em quadrinhos" remete, atualmente, a Joe Sacco, quadrinista que viaja para zonas em conflito (como a Palestina) e escreve histórias autobiográficas sobre suas experiências. "O que eu faço é um jornalismo muito entre aspas em quadrinhos, diferente do Sacco", diz Sieber. "Todas as HQs que estão ali aconteceram. Em algumas histórias, eu troco o nome de pessoas, para não expô-las. Dei uma certa dourada na pílula, mas tudo o que está ali aconteceu naquela ordem e naquela intensidade."
O livro reúne dois tipos de HQ: as criadas sobre as memórias do próprio Sieber ou de seus amigos; e aquelas em que ele foi pautado por alguma revista. Por exemplo: ser enviado a um evento e relatar não o que aconteceu lá, mas as suas próprias impressões. Nesses casos, o que vale não são os debates entre os escritores convidados da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), mas o que Sieber sentiu ao circular pelo encontro.
"Eu acho legal que sempre me pautaram para eventos que, a princípio, eu teria de cara certa antipatia: Fashion Rio, camarotes da Brahma, Flip, que é um festival de literatura em um país em que ninguém lê nem horóscopo", diz o quadrinista.
"Eu gosto por ter um desafio pela frente: uma situação adversa em que estarei desconfortável." Em comum, as histórias trazem o humor ácido e crítico de Sieber em relação a tudo. Apesar da menção à imprensa no subtítulo, nem os jornalistas são poupados: na única HQ em que um repórter aparece em ação, ele termina sendo "espancado" -pelo próprio Sieber, é claro.


É TUDO MAIS OU MENOS VERDADE - O JORNALISMO INVESTIGATIVO, TENDENCIOSO E FICCIONAL DE ALLAN SIEBER

Autor: Allan Sieber
Editora: Desiderata
Quanto: R$ 49,90 (128 págs.)




Texto Anterior: Drauzio Varella: Obesidade cirúrgica
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.