São Paulo, segunda, 26 de outubro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crise econômica gerou ascensão nazista

PAULO DANIEL FARAH
da Redação

A derrota na Primeira Guerra Mundial e a depressão econômica que sucedeu a quebra da Bolsa de Nova York, em 1929, criaram condições propícias para os nazistas assumirem o poder na Alemanha.
O Tratado de Versalhes, de 1919, impôs ao país reparações de guerra pesadas e previa a ocupação de parte da Alemanha para obrigá-la a pagar as indenizações.
A forte propaganda dos partidos políticos de extrema direita, entre eles o Partido Nacional-Socialista (de Adolf Hitler), contra os ressarcimentos e a tomada do corredor de Dantzig (que assegurava à Polônia uma saída para o mar) conquistou a opinião pública alemã. Nas eleições de 1933, os nazistas obtiveram 43,9% dos votos.
Mas o fenômeno alemão não foi um fato isolado. Na Itália, o fascismo já havia ascendido ao governo em 1922. Em 1936, o general Francisco Franco deu início à Guerra Civil Espanhola, que, em 1939, resultou na instauração de um regime fascista. A Alemanha de Hitler tornava-se um referencial para partidos e governos direitistas.
A anexação da Áustria pela Alemanha, o Anschluss (união, em alemão), foi o primeiro ato em direção a uma "grande Alemanha". Dois dias após a invasão da Polônia, em 1939, França e Inglaterra declararam guerra à Alemanha.
A ofensiva nazista não vitimava apenas Estados. Hitler perseguiu comunistas, judeus, ciganos, deficientes físicos, homossexuais e negros. No livro "Mein Kampf" ("Minha Luta"), escrito na prisão, Hitler expõe a crença na superioridade da raça ariana. Os primeiros centros de extermínio nazistas começaram a funcionar em larga escala em 1941. Heirinch Himmler ficou encarregado de promover a "nova ordem" na Europa.
O ataque alemão à União Soviética, em junho de 1941, e a resistência dos soviéticos (20 milhões morreram) marcaram o início do declínio dos nazistas. Em 45, Hitler se suicidou, junto com Eva Braun, com quem havia se casado pouco antes de morrer. Os soviéticos estavam prestes a capturá-lo.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.