São Paulo, sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

"Tropa de Elite 2" deve superar "Dona Flor"

Já visto por 10,2 mi, sequência deve bater longa de 1976 que teve 10,7 mi

Distribuidores estimam que longa de Padilha alcance recorde em dezembro; faturamento chega a R$ 95 milhões

SILAS MARTÍ
DE SÃO PAULO

Recorde absoluto de faturamento no cinema brasileiro, "Tropa de Elite 2" deve bater também a marca de maior público até hoje, desbancando "Dona Flor e Seus Dois Maridos" do primeiro lugar.
Filme de Bruno Barreto, com José Wilker e Sônia Braga, "Dona Flor e Seus Dois Maridos" estreou em 1976 e levou 10,7 milhões de pessoas ao cinema, segundo dados oficiais da Embrafilme.
Em cartaz há sete semanas, o segundo episódio da história do capitão Nascimento, vivido pelo ator Wagner Moura, já vendeu 10,255 milhões de ingressos e faturou R$ 95,952 milhões.
Segundo cálculos dos distribuidores, "Tropa de Elite 2" deve atingir a marca de público de "Dona Flor" por volta do dia 5 de dezembro.
"Bater um recorde é legal, vai ser ótimo, mas eu não fico acompanhando", diz à Folha o diretor do longa, José Padilha. "Na verdade, não quero competir com um outro filme brasileiro, quero competir com os piratas."
Padilha fala dos números estimados de público de "Tropa de Elite", o primeiro filme da série lançado em 2007, que teve 5 milhões de cópias pirateadas e foi visto por cerca de 11 milhões de pessoas fora dos cinemas.
"Tropa de Elite 2", que teve um forte esquema para evitar a pirataria, hoje está em cartaz em 507 salas do país e deve ficar nos cinemas até fevereiro de 2011.
Distribuidores não vão lançar o título em DVD na época do Natal para priorizar o faturamento em cinemas.
Segundo Padilha, o recorde de seu filme também deve mudar as comparações entre números de público antes e depois da chamada retomada do cinema nacional.
"Isso partia do princípio de que, nas condições da retomada, era impossível fazer o público que havia quando o país tinha mais salas", diz. "Quando o filme se aproxima disso, torna o conceito de retomada antigo."

FILMES SEM NÚMERO
Mesmo assim, é difícil traçar comparações precisas, já que o parque de exibição no país mudou dos anos 70 para cá, a população aumentou e preços dos ingressos também oscilaram no período.
Segundo Pedro Butcher, do portal Filme B, "Tropa de Elite 2" vai superar o público da estreia de "Dona Flor e Seus Dois Maridos", mas não o público total do filme, que foi relançado -juntos, números da estreia e do relançamento dão público de 12 milhões ao filme de Barreto.
Butcher ainda lembra o fato de haver fenômenos de bilheteria, em especial as pornochanchadas, que não têm números oficiais de público.


Texto Anterior: Crítica/Drama: Falta de exatidão histórica compromete narrativa épica
Próximo Texto: Frases
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.