|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Brasileiros se destacam na programação do evento
da Equipe de Articulistas
O que mais chama a atenção, entre os 44 selecionados deste ano do
festival, é a heterogeneidade.
A uma grande diversidade de
meios -computação gráfica, animação convencional, colorização
de fotos, filme de 16 e 35 milímetros, videoarte- corresponde
uma igualmente ampla variedade
de gêneros: comédias, clipes musicais, documentários, ficções.
Poucos são os trabalhos que conseguem se adequar de fato ao espírito de síntese do formato, aliando
uma idéia original a uma forma
criativa. Entre os resultados mais
interessantes está, por exemplo, a
animação com objetos "Fast
Food", dos brasileiros Diego De
Godoy e Rodrigo Pesavento.
Numa pia suja de cozinha, uma
lata de sardinhas e um abridor de
latas protagonizam uma paródia
deliciosa da celebérrima cena do
chuveiro em "Psicose".
Num registro bem diverso, outro
trabalho notável é o filme "Brincadeira de Criança", da brasileira Lea
Van Steen, que coloca em cena um
pivete, um motorista e uma arma
num cruzamento urbano.
Os dois desenhos animados franceses da série "Les Sales Blagues",
de Philippe Vuillemin e Francis
Nielsen, exploram os limites do
grotesco. Um deles, inspirado no
universo do cartunista Robert
Crumb, mostra uma mulher obesa
tentando usar um supositório.
Merecem destaque os brasileiros
"White Poney" e "Puerperium".
O primeiro, assinado por Carolina Jabor, Mini Kerk, Maurício Pacheco, Domenico Lammelootti e
Quito Ribeiro, lança mão da montagem para tornar hilariante e absurda uma corrida de cavalos.
Já "Puerperium", de Isabel Jaguaribe e Mini Kerti, usa a distorção da imagem e do som para
transformar em pesadelo os transtornos de uma mãe após o parto.
Mas o trabalho mais completo,
em que a realização formal está a
serviço de uma idéia forte e clara,
talvez seja "Navio Negreiro", do
brasileiro Fernando Mozart, em
que um figurante da gravura "Negros no Porão do Navio", de Rugendas, transforma-se, pela mágica do desenho animado, em ninguém menos que Pelé.
(JGC)
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
|