São Paulo, sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cantora e atriz, Eartha Kitt morre aos 81 nos EUA

Americana foi a Mulher-Gato na TV

DA REPORTAGEM LOCAL

Conhecida por uma voz jazzística poderosa e por ter interpretado a Mulher-Gato na série de TV "Batman", a norte-americana Eartha Kitt morreu ontem, aos 81 anos, em decorrência de um câncer de cólon.
Nascida Eartha Mae Keith em 17 de janeiro de 1927, em uma fazenda de algodão na pequena cidade de North, na Carolina do Sul, Kitt iniciou carreira no cinema com o filme "Casbah" (1948).
Nos anos 1960, tornou-se conhecida do grande público como a "Mulher-Gato".
Sua vida foi marcada por uma intensa atuação política. Em 1968, durante um evento na Casa Branca, ela fez um incendiário discurso contra a Guerra do Vietnã. As palavras de Kitt teriam feito a primeira-dama Lady Bird Johnson chorar. O povo americano dividiu-se entre contra e a favor da artista. Como conseqüência, Kitt teve de concentrar sua carreira fora dos Estados Unidos.
Kitt voltou a Nova York em 1978, numa elogiosa performance no musical Timbuktu!, na Broadway.
Como cantora, Kitt teve seu grande sucesso em 1984, com a música "Where Is My Man", que chegou às paradas dos EUA e do Reino Unido.
Recentemente, Kitt podia ser vista e ouvida em casas nova-iorquinas como The Ballroom e Café Carlyle. Ela deixa uma filha e dois netos.


Texto Anterior: Cinema: Ciclo exibe filmes a preços populares
Próximo Texto: Morre o dramaturgo Harold Pinter
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.