UOL


São Paulo, segunda-feira, 27 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

Theroux, o repórter, investiga lama humana

XICO SÁ
CRÍTICO DA FOLHA

Que Bob Woodard que nada. O homem que pegou o furo pronto do "garganta profunda" no escândalo de Watergate é café pequeno diante de Louis Theroux, o repórter. Carl Bernstein, periodista do mesmo citado basfond histórico norte-americano, também não chega aos pés.
Theroux fareja, como quem não quer nada, ali, no passo de urso pé-de-lã, de mansinho, os escândalos do comportamento demasiado humano. Trabalha para a BBC de Londres, mas seu foco é a vida dos filhos de Bush, o senhor da guerra. Mira os EUA.
No Brasil, suas reportagens passam na GNT. Se você resistiu ao tédio ou à macarronada dominical com a sogra e acordou ao trinado dos primeiros sabiás paulistanos, tente assistir ao programa do homem agora. Tem reprise às 10h. Do que foi ao ar na noite de sexta. Ou veja depois. Vale.
"Os Estranhos Fins de Semana de Louis Theroux" escarafuncha temas como a indústria pornô, ufologia, culto aos músculos, seitas, swing, a busca do amor -tema da próxima sexta- etc e tal.
Aparentemente antiteleviso, graças ao bom Deus -teria poucas chances de emprego no Brasil-, o repórter informa mais do que qualquer engomadinho. Por outras janelas. E com a vantagem do humor, o grande bônus. É um Hunter Thompson da TV -manjam o repórter que inventou o jornalismo "gonzo", do livro-filme "Las Vegas na Cabeça"?
E sabem que diabos vem a ser "gonzo"? Também aprendi outro dia, em busca na biblioteca borgeana da internet: é o nome que se dá ao vencedor de maratonas alcóolicas promovidas pelos irlandeses. O jornalismo "gonzo" está à esquerda do "new journalism", essa enganação inventada no momento em que faltou notícia, semi-árido gutenberguiano, nas redações ianques.
O rapaz, que dizem ser filho do escritor Paul Theroux, aquele de "A Costa do Mosquito", se apropria satiricamente do "jornalismo-verdade". Quando mal percebemos, arranca confissões lindas dos semelhantes. É a vantagem de não parecer chato ou jornalista, nobres sinônimos que nasceram um para o outro. Ora, minta você mesmo.


Os Estranhos Fins de Semana de Louis Theroux
    
Onde: canal GNT
Quando: hoje, às 10h



Texto Anterior: Música: Festival usa a solidão para reunir quatro artistas em shows solo
Próximo Texto: Arte sequencial: HQ e design se encontram em "Ragú"
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.