São Paulo, quinta-feira, 27 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV PAGA

Spike Lee faz a coisa certa

PAULO SANTOS LIMA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Quando "Os Donos da Rua", de John Singleton, estreou nos EUA, abordando brancos e negros bons e maus, alguém disse que o "mainstream" branco só admitia que Spike Lee e meia dúzia de cineastas negros tratassem da questão racial porque eles atendiam ao que se esperava de um tal cinema de protesto.
O fato de Spike Lee simpatizar com Malcolm X jamais fez com que seu olhar fosse exclusivamente duro com os brancos. Seu ataque sempre foi a um ideário branco entranhado no país, em brancos, negros, índios, orientais etc. A prova está em "Faça a Coisa Certa" (Telecine Emotion, 22h55).
Boçais são tanto os irmãos italianos como o patife entregador de pizza, e o carinho do filme fica com o dono da pizzaria, que simboliza a integração entre negros e brancos.

TV ABERTA

Vencendo em Londres
Record, 14h.
(Winning London). EUA, 2001, 93 min. Direção: Craig Shapiro. Com Mary-Kate Olsen, Ashley Olsen. As gêmeas Olsen são convidadas a participar de concurso da ONU e decidem conhecer os costumes londrinos.

Blankman - Um Super-Herói Muito Atrapalhado
Globo, 15h45.
(Blankman). EUA, 1994, 92 min. Direção: Mike Binder. Com Damon Wayans. Blankman é o herói que persegue criminosos; o diferencial são as geringonças que ele mesmo faz.

Impacto Fulminante
SBT, 22h.
(Scorcher). EUA, 2002, 91 min. Direção: James Seale. Com Mark Dacascos. Não é o filme com Clint Eastwood. Acidentes nucleares tiram a Terra do eixo, literalmente, provocando uma série de catástrofes, de terremoto a um calor tremendo. Tal aumento de temperatura se dá porque o planeta azul está se aproximando do Sol, e cientistas tentarão reverter o processo ou, pelo menos, salvar a humanidade.

Intercine
Globo, 1h.
As opções são o drama "Cada um Vive como Quer" (1970, de Bob Rafelson, com Jack Nicholson) e a comédia "Uma Mulher para Dois" (1993, de John McNaughton, com Robert De Niro).

Cocktail
SBT, 2h30.
EUA, 1988, 104 min. Direção: Roger Donaldson. Com Tom Cruise. Jovem ambicioso vai para Nova York fazer fortuna trabalhando como barman e tomando aulas de mestre na coreografia com os copos. Aprendizado e briga entre os dois, porque cada um tem seu modo de ver o mundo. Somente para SP.

A Época da Inocência
Globo, 2h45.
(The Age of Innocence). EUA, 1993, 139 min. Direção: Martin Scorsese. Com Michelle Pfeiffer, Daniel Day-Lewis. Newland Archer apaixona-se por Ellen Olenska, prima de sua futura esposa recém-chegada da Europa. Mais grave, Olenska é a ovelha negra na Nova York cheia de regras do século 19. Scorsese perde-se um pouco no lamê e na referência que faz ao cinema de Visconti, terreno um tanto complicado para ele.

A Segunda Chance
SBT, 4h15.
(Their Second Chance). EUA, 1997, 91 min. Direção: Mel Damski. Com Lindsay Wagner. Barbara entregou sua filha à adoção e não a viu mais por anos. Até que a moça, agora, cisma de conhecer sua mãe biológica. E vai morar na casa que de certa forma é dela. Problemas à vista, porque os dois outros filhos de Barbara não sabem que têm uma irmãzinha de 28 anos. E a mãe, na tentativa de administrar a novidade na casa, volta a se apaixonar pelo pai da filha. Somente para São Paulo. (PAULO SANTOS LIMA)

Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Gay no paredão, só em Cuba
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.