São Paulo, sexta-feira, 27 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Globo reprisa ‘A Viagem’ pela segunda vez

Antonio Chahestian/TV Record
RETORNO Lucélia Santos em seu primeiro dia de gravação de "Cidadão Brasileiro", produção que inaugurará o segundo horário de novelas da Record, em março; ela será Fausta, a protagonista

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

O título que substituirá "Força de um Desejo" na sessão "Vale a Pena Ver de Novo", a partir de 13 de fevereiro, será "A Viagem", de Ivani Ribeiro, "remake" de produção da Tupi em 1975 exibido originalmente pela Globo em 1994 e já reprisado em 1997.
"A Viagem" é a maior audiência na faixa das 19h há quase 16 anos. Marcou média de 52 pontos em 1994, índice que hoje nem novela das oito consegue (a última a atingir isso foi "O Rei do Gado", em 1996). Sua audiência foi quase o dobro do que dá atualmente "Bang Bang". Sua segunda reprise já está sendo comemorada por noveleiros na internet.
A trama é inspirada em Alan Kardec, com temas relacionados ao espiritismo. Guilherme Fontes é Alexandre, um rapaz que mata um homem e se suicida na cadeia. Vai parar no Vale dos Suicidas (uma pedreira com tochas de fogo repleta de atormentados). Seu espírito passa a perturbar desafetos na Terra. O final feliz é numa representação do Céu (um campo de golfe), entre Dinah (Christiane Torloni) e Otávio (Antônio Fagundes), que, antes vivem um "amor transcendental" (ele, morto, e ela, viva). A ausência de negros no Céu gerou protestos.
"A Viagem" não era a primeira opção da Globo. Sua preferência era reprisar "Porto dos Milagres" (Aguinaldo Silva, 2001), mas o Ministério da Justiça, mesmo após a análise de fitas reeditadas, não a liberou para o horário livre.

OUTRO CANAL

Bolo Carlos Dorneles virou motivo de zombaria na Globo. A Record se comprometeu com o jornalista a pagar sua multa de rescisão com a Globo, de R$ 2 milhões. Mas se arrependeu e deixou o repórter, que já havia comunicado sua chefia sobre a proposta da concorrente, esperando um contrato que não chegou.

Divisão 1 A decisão do PMDB de lançar candidatura própria à Presidência (que terá de ser ratificada em março) reduziu as chances de o governo anunciar em fevereiro componentes do Sistema Brasileiro de TV Digital (como o padrão de modulação).

Divisão 2 Principal defensor no governo da definição já da TV digital, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, é do PMDB. E o PT não quer que um político de partido adversário nas eleições de outubro leve o título de "pai" da TV digital no Brasil.

Velocidade Com quase um ano de atraso, o Ministério da Justiça publicou no "Diário Oficial" da União de ontem despacho em que considera o "Programa do Ratinho - Versão 2005" adequado para o horário livre. O programa, que o SBT já vinha exibindo às 17h, era impróprio para menores de 12 anos (20h).

Sobe Melhorou a audiência de "Casamento à Moda Antiga", cuja edição semanal com Silvio Santos passou nesta semana a ser exibida às quartas. Anteontem, marcou 14 pontos (aos domingos, dava 9).


E-mail - dcastro@folhasp.com.br

Texto Anterior: José Simão: Buemba! Lula, nem com arroz!
Próximo Texto: Programação
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.