São Paulo, quarta-feira, 27 de fevereiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Globo vai pulverizar ações em bolsa de valores

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A TV Globo, maior empresa de televisão do país, se prepara para vender ações em bolsas de valores até o final deste ano.
Executivos da emissora já traçaram a estratégia diante da perspectiva de aprovação, até maio, de projeto de emenda constitucional que abre empresas de comunicação a pessoas jurídicas nacionais (100% do capital) e estrangeiras (até 30%). Atualmente, empresas de comunicação só podem pertencer a pessoas físicas brasileiras.
Para não correr o risco de perder o controle administrativo e do conteúdo, a Globo vai optar por ações em bolsas de valores. Poderá até ter algum grande sócio internacional (como a Telefônica, com quem já é parceira na Globo Endemol S.A.), mas esse sócio deverá ter participação pequena.
A emissora deverá oferecer, primeiro, ações preferenciais, que não dão direito a voto, mas garantem prioridade ao portador no pagamento de dividendos.
Analistas acreditam que outras emissoras, como o SBT, irão preferir sócios internacionais.
Evandro Guimarães, vice-presidente das Organizações Globo, afirma que a primeira consequência da aprovação da emenda será a modernização da estrutura societária (com a participação de empresas de outros ramos em grupos familiares de comunicação, principalmente regionais), seguida pela abertura ao capital nacional em bolsas e, por último, ao capital estrangeiro.

OUTRO CANAL

Decolagem
A novela das sete da Globo, "Desejos de Mulher", teve anteontem 31 pontos de média, sua maior audiência desde a estréia, há um mês, quando também deu 31. "Coração de Estudante", nova das seis, atingiu média de 30 na estréia.

Fase 1
Sinal de que a Globo está perdendo a hegemonia no Ibope aos domingos: no último, empatou em 16 pontos com o SBT das 7h da manhã à 1h58 da madrugada. Das 18h às 24h, perdeu por 29 a 23. Chegou a ficar em terceiro, das 15h às 16h, atrás de SBT e Record.

Fase 2
Sinal de que "O Clone" continua imbatível: anteontem, deu média de 51 pontos (o que não ocorria desde 4 de fevereiro). "Casa dos Artistas 2", das 21h11 às 21h34, ficou com 22 pontos (contra 47 da novela das oito da Globo no horário).

Vacilo
A Rede TV! exibe a partir de maio "Yo Soy Betty, La Fea", novela colombiana que fez sucesso em toda a América Latina. Para impedir a trama no SBT, a Globo negociava a compra da novela desde outubro de 2000, mas ainda não havia fechado a operação.

Chuvisco
Sem ibope, o "Domínio Público" sai do ar no próximo dia 15. A Record diz que estuda três novos projetos para Otaviano Costa.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Buemba! Daria pra Tiazinha falar menos e rebolar mais?
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.