UOL


São Paulo, quinta-feira, 27 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Globo põe notícia do dia em novela das 8

Divulgação/HBO
NO DIVÃ Cena do primeiro episódio da quarta temporada do seriado "Família Soprano", que o canal HBO exibe no dia 9, às 21h; a série trata de um chefe da máfia de New Jersey em crise existencial

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A Globo está experimentando em "Mulheres Apaixonadas" um feito inédito: gravar no dia da exibição do capítulo da novela cenas em que personagens comentam fatos reais ocorridos horas antes.
Assim, segundo o autor, Manoel Carlos, a novela das oito irá tratar "quase em tempo real", por exemplo, da morte de personalidades e notícias nacionais e internacionais, como o possível início da guerra contra o Iraque.
A primeira experiência ocorreu anteontem: os personagens de Suzana Vieira e Julia Almeida comentaram que quatro ônibus haviam sido incendiados naquele dia e que o secretário de Segurança Pública do Rio, Josias Quintal, afirmara que iria pedir ajuda ao Exército para combater a violência. Isso, de fato, ocorreu na terça.
A cena foi gravada às 18h, menos de três horas antes de entrar no ar. Não existia no texto original e foi passada por telefone pelo autor, como uma inserção de última hora. Foi elaborada a partir dos cenários e atores disponíveis naquele momento nos estúdios.
"Esta novela, mais do que as outras, foi pensada com esse objetivo, de reproduzir acontecimentos do dia, de repercussão nacional, em cima do lance. Ela é mais ‘realista’ do que as outras porque hoje existem mais recursos técnicos, mais agilidade em produção e edição", diz Manoel Carlos.
Diferentemente do que ocorreu em "Esperança", as gravações de "Mulheres" não estão atrasadas.

OUTRO CANAL

Bancada 1
Ameaçado de sair do ar por causa dos cortes de custos da Globosat, o "Manhattan Connection" volta ao ar no canal GNT no próximo dia 9, graças a dois novos patrocinadores (Unibanco e Intelig). A edição marca os dez anos do programa mais antigo da TV paga nacional e fará homenagem a Paulo Francis, que foi comentarista desde o primeiro "Manhattan" até sua morte, em 1997.

Bancada 2
Gravado em Nova York, o "Manhattan" terá a partir de 23 de março um novo comentarista, o economista Paulo Amorim. Mas poderá perder outro: Arnaldo Jabor ainda negocia a renovação de seu contrato com o canal.

Comercial 1
A desastrada interação entre Gugu Liberato e Fausto Silva, no último domingo, em que um entrou ao vivo no programa do outro, e vice-versa, derrubou as audiências do "Domingão do Faustão" e do "Domingo Legal" na medição minuto a minuto.

Comercial 2
O "Domingão" chegou a cair dois pontos no Ibope e o programa do SBT, um. A Record subiu dois pontos e a Band, um. Na média do merchandising da Nestlé, a Globo venceu por 26 a 18.

Seleção
A TV Cultura está fazendo testes para escolher uma nova repórter para o "Vitrine", que será reformulado. O programa deixará de ser focado exclusivamente em mídia.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br


Texto Anterior: José Simão: Buemba! Vou sair fantasiado de pelado
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.