São Paulo, terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Oscar 2007

Análise/Os atores do Oscar

Mirren vive apogeu; Whitaker já fez melhor

PEDRO BUTCHER
CRÍTICO DA FOLHA

As surpresas que o Oscar reservou para este ano passaram longe das categorias de ator e atriz: Helen Mirren e Forest Whitaker, reis absolutos na extensa temporada americana de prêmios, não escaparam da coroação final.
O Oscar para Mirren foi merecido. A atriz já levou duas vezes o prêmio de atriz no Festival de Cannes ("Cal", em 1984, e "As Loucuras do Rei George", em 1994) e uma no Festival de Veneza (por "A Rainha"). A Academia já tinha indicado a atriz duas vezes na categoria coadjuvante ("As Loucuras do Rei George" e "Assassinato em Gosford Park", em 2001), mas ainda lhe devia o prêmio.
Em "A Rainha", Mirren vive o apogeu de sua carreira. É fato que ela encontrou um papel perfeito para o gosto dos acadêmicos, mas seu trabalho não se limita a uma mera personificação de Elizabeth 2ª. Há, em sua composição, um pensamento sutil e uma bem dosada mistura de doçura e crítica. Nada que justificasse, porém, a louvação à monarca que marcou seu discurso de agradecimento.
O Oscar de Forest Whitaker só não foi tão merecido por dois motivos: o filme pelo qual concorreu, "O Último Rei da Escócia", é muito fraco, e porque ele concorria com Peter O'Toole, em sua provável última chance de ganhar um troféu de verdade (em 2003 a Academia lhe concedeu um Oscar honorário, que ele mesmo despreza).
Whitaker é um grande ator, mas fez trabalhos infinitamente superiores em "Bird", de Clint Eastwood, em que vivia o saxofonista Charlie Parker, e em "Traídos pelo Desejo", de Neil Jordan. Apesar de ter ganhado Cannes com "Bird", Whitaker nem sequer foi indicado por esses dois trabalhos. Na pele do ditador de Uganda Idi Amin, ele não resiste a certos clichês da representação da África no cinema, a começar pelo inglês com sotaque.


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Atriz pode ter encontro com rainha inglesa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.