São Paulo, sexta, 27 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro de Robert A. Heinlein é obra niilista

MARCELO REZENDE
da Reportagem Local

Não há nada parecido com uma guerra para a educação de um garoto. Esse é o princípio, o tema e a razão de "Tropas Estelares", romance de Robert A. Heinlein que originou o filme de Paul Verhoeven. Narrada por um soldado recém-saído da adolescência, a obra, editada em 1959 (e lançada agora no Brasil pela editora GRD), mostra uma possibilidade para o mundo no futuro.
Na projeção de Heinlein não haverá mais nações, apenas pelotões. Uma sociedade quase espartana, motivada pelos conceitos de força e vitória, em que os cidadãos só têm direito a se expressar politicamente se fizerem o serviço militar.
Seu "enredo" é dividido em dois atos: o treinamento do recruta e a batalha contra os aracnídeos alienígenas que ameaçam a espécie.
De início, "Tropas Estelares" parece ser uma diversão descomprometida, ficção-científica menor feita para adolescentes com desejos escapistas. Ilusão passageira. Heinlein, como grandes romancistas do gênero, não está interessado apenas no que virá, mas sim no presente e suas ameaças.
Conhecido por "Um Estranho em Uma Terra Estranha" (1961) -adotado pela contracultura dos EUA e transformado em best seller-, Heinlein evoca em "Tropas" o treino que recebeu para combater na Segunda Guerra.
Seu livro -acusado de fascista por seu elogio à violência- captura esse momento pessoal e o transforma em experiência universal. Examina o tipo de sociedade capaz de gerar um conflito de proporções inéditas em nome do desejo imperialista, igualando passado, presente e futuro. Coloca assim, ao lado de tantas e fantásticas invenções tecnológicas, a mesma brutalidade que reconhecemos de nossa realidade ou que aprendemos a ler em livros de história.
Na obra, Heinlein se comporta como um niilista desesperado. Podemos nos distrair com sua fantasia sobre batalhas intergaláticas, mas a todo instante ele nos lembra que mesmo os mais inocentes já foram amantes de força e selvageria. É isso o que nos faz humanos.

Livro: Tropas Estelares Autor: Robert A. Heinlein Lançamento: GRD
Quanto: R$ 23 (274 págs.)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.