São Paulo, sexta, 27 de fevereiro de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TNT ignora a vitória de Milton

CARLOS CALADO
especial para a Folha

O espectador brasileiro que não estava muito atento à cobertura do canal pago TNT atravessou as três horas de transmissão sem saber que Milton Nascimento havia ganhado o Grammy.
Num show de desinformação, os tradutores-apresentadores Alex de Souza e Regina McCarthy continuaram "informando" que Milton Nascimento concorria ao prêmio, mesmo depois que uma vinheta da TV norte-americana já revelara a vitória do cantor brasileiro.
Duas horas após o início da transmissão, outra vinheta informou que o trompetista Roy Hargrove havia superado a Banda Mantiqueira na categoria performance de jazz latino, mas o destrambelhado casal de apresentadores também ignorou essa informação.
Os dois continuaram tropeçando nos nomes dos artistas ou cometendo gafes, como chamar um gramofone (símbolo do Grammy) de "moviola".
O mais incrível é que o anúncio dos prêmios já estava disponível na Internet bem antes do início da transmissão.
Absurdos à parte, mais do que premiar um bom disco, o Grammy entregue a Milton Nascimento pode ser entendido como nova demonstração de reconhecimento a um dos músicos brasileiros mais cultuados no exterior.
Apesar de não ter saído com o prêmio, só o fato de ser incluída entre os finalistas já significa uma grande conquista dos músicos da Banda Mantiqueira.
Aliás, os paulistas que ainda desconhecem os originais arranjos dessa "big band" essencialmente brasileira terão cinco chances de ouvi-la ao vivo, nas próximas terças-feiras, no Supremo Musical.
Quem precisa de referendos internacionais agora já sabe que a música da Mantiqueira é apreciada até no Primeiro Mundo.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.