São Paulo, sábado, 27 de março de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"AMESTRANDO ORGASMOS"

Jornalista lança coletânea de contos publicados em diversas revistas entre 1997 e 2003

Ruy Castro adestra notícias em 41 lições

SÉRGIO DÁVILA
DA REPORTAGEM LOCAL

Além de ser um dos principais autores brasileiros de biografias (Nelson Rodrigues, Garrincha, a inédita Carmem Miranda, que prepara agora, e -por que não?- a bossa nova), Ruy Castro também comunga com o resto de nós, mortais jornalistas, o ofício de escrever na antevéspera do embrulho do peixe.
É nessa condição que lança "Amestrando Orgasmos - Bípedes, Quadrúpedes e Outras Fixações Animais", coleção de 41 contos e crônicas publicados entre 1997 e 2003 em diversas revistas, "impiedosamente reescritos para esta seleção, e também outras histórias saborosas, criadas especialmente para o volume", como afirma a orelha do livro.
A uni-los, aparentemente, o sexo. Ou, por outra, a fixação que o autor tem por esta obsessão humana, que só de quebra serve para a reprodução das espécies. Assim, Castro fala do clitóris ("Alguns homens o chamam de clítoris, como um proparoxítono, mas é porque nunca ligaram o nome à pessoa", em "O Clitóris"), do pênis do elefante ("É um pênis de bronze, escuro, enorme, grosso, rugoso e, mesmo que em inofensivo repouso, do tamanho de um pênis de elefante", em "O Pênis do Elefante"), dos gases dos dinossauros ("Comer era a única coisa publicável que eles faziam, donde faziam isso o dia inteiro", em "Pum!", Disse o Dinossauro".
Sim, escatologia também é sexo. E, sim, a fixação por sexo é uma falsa assertiva do autor. O que deixa obcecado de verdade este mineiro de Caratinga nascido em 1948 é a notícia, seja ela qual for. Na verdade, o que une "Amestrando Orgasmos" é a graça e a leveza com que Castro reinterpreta e reconta os chamados "fait divers", os acontecimentos corriqueiros.
O vício, conta o autor, vem do berço -pequeno, pediria à sua mãezinha que lesse em voz alta as histórias de adultério que Nelson Rodrigues publicava na imprensa. O fato de o jornalista ter escrito a mais completa biografia sobre o dramaturgo ("O Anjo Pornográfico", Companhia das Letras, 1992) e de ter organizado o lançamento de sua obra completa não-teatral só Freud explica.
Mas, afinal, o que são os orgasmos amestrados? Uma dica: tem a ver com uma senhora escocesa se contorcendo durante um jantar formal. Outra dica: leia o livro.


Amestrando Orgasmos
   
Autor: Ruy Castro
Lançamento: Objetiva
Quanto: R$ 29,90 (204 págs.)



Texto Anterior: Entrelinhas: Quem sabe sabe
Próximo Texto: Panorâmica - Cinema: "Homem-Aranha 2" tem estréia antecipada nos EUA
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.