São Paulo, segunda-feira, 27 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

TV ABERTA

As Novas Aventuras de Mogli
Record, 14h45.  

(Jungle Book 2). EUA, 1997, 85 min. Direção: Duncan McLahlan. Com James Williams. Um inescrupuloso pretende capturar Mogli, o menino das selvas, e transformá-lo em atração circense. Mas Mogli tem amigos fiéis entre os animais, que estarão dispostos a salvá-lo.

As Aventuras de Pinocchio
Globo, 15h50.   

(The Adventures of Pinocchio). Inglaterra, 1996, 96 min. Direção: Steve Barron. Com Martin Landau. Versão com personagens de carne e osso da fábula de Carlo Collodi's, sobre o boneco criado pelo artesão Gepetto e sua trajetória até tornar-se gente.

O Retorno da Múmia
Globo, 22h25.  

(The Mummy Returs). EUA, 2001, 129 min . Direção: Stephen Sommers. Com Brendan Fraser. A múmia de Imhotep, poderoso do Egito antigo, resolve re-ressuscitar, o que traz de volta à ação o casal de aventureiros, que estava retirado, cuidando do filho.

Players Club
SBT, 22h30.   

(The Players Club). EUA, 1997, 104 min. Direção: Ice Cube. Com Lisa Raye. Para sustentar o filho, bela jovem passa a trabalhar em boate de striptease, enfrentando a barra-pesada do lugar.

Intercine
Globo, 2h45.

O filme escolhido na sessão interativa de hoje é "Os Três Cangaceiros" (1959), dirigido por Victor Lima, com Grande Otelo, Ankito e Ronald Golias. Durante a semana, para votar no primeiro filme, liga-se 0800.70.9011; o número para votar no segundo filme é 0800.70.9012.

Criaturas 4
SBT, 3h15.  

(Critters 4). EUA, 1991, 95 min. Direção: Rupert Harvey. Com Don Keith Opper. Agora, as terríveis criaturas canibais da série são descongeladas depois de anos e anos. Ato contínuo, tentam tirar o atraso.

O Homem que Capturou Hitler
SBT, 4h30.   

(The Man who Captured Eichmann). EUA,1996, 96 min. Direção: William A. Graham. Com Robert Duvall, Arliss Howard, Jeffrey Tambor. Filme para TV sobre a operação de identificação, captura e posterior julgamento de Adolph Eichmann, criminoso de guerra nazista que inspirou um livro sobre a banalidade do mal. Aqui o problema é o mal da banalidade, ou da banalização. Feito para TV, com interesse sobretudo temático, mas, atenção a Duvall, que faz Eichmann. Só para São Paulo. (IA)

TV PAGA

O vampirismo da comunicação

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Já se disse, dez mil vezes, que "Vampiros de Almas" (TC Cult, 16h10) é uma alegoria típica da Guerra Fria, com os alienígenas entrando no lugar dos comunistas. Estes últimos é que, na verdade, seriam capazes de criar seres sem vontade própria, domináveis etc.
Digamos que a explicação seja verdadeira -coisa de que pessoalmente duvido. Ela jamais dará conta do seguinte: hoje, quando o comunismo parece um fenômeno do passado, o assunto "vampiros" ainda fascina da mesma forma.
Mas existe algo mais nessa ficção a fazer sua atualidade. Por exemplo, o risco, permanente, de uma força promover lavagens cerebrais e dirigir nossa visão de mundo para onde lhe interessa. Isso que se chama "comunicação" (o cinema incluído) não seria, talvez, uma dessas forças?


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.