São Paulo, segunda, 27 de abril de 1998

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O melhor da mulher pelada

A modelo Anna K. fotografada no estúdio do badalado fotógrafo Richard Avedon para o mes de junho



EDER CHIODETTO

Editor-adjunto de Fotografia


Exposição retrospectiva das 25 edições do calendário Pirelli, no Masp, mostra a evolução do olhar fotográfico sobre o erotismo

Ser ou não ser cafajeste é o que nos perguntam as mulheres nuas dos surrados calendários das oficinas mecânicas. De forma mais aprimorada, é também a questão que as 300 imagens da exposição "Retrospectiva Calendário Pirelli", a partir de amanhã no Masp, nos coloca.
A cada ano a Pirelli contrata um fotógrafo consagrado, geralmente ligado a moda, para retratar as mais famosas top models do planeta. Beleza e sensualidade norteiam a pauta.
O resultado desse encontro se transforma no mais cobiçado dos calendários desde 1964 (entre 1975 e 1983 não foi publicado). Eles não são vendidos e a tiragem, limitada a 40 mil este ano (apenas 2.000 para o Brasil), é disputadíssima no mundo todo.
As 25 edições revisitadas no Masp montam um painel bastante representativo da linha evolutiva do retrato de nu, dos costumes, da moral, da fotografia e de como as mulheres e os fotógrafos ganharam maior intimidade com a câmera ao longo do tempo.
Mas, já que a exposição remete às tais fotografias das oficinas mecânicas, embora se impute o status de nu artístico, um jogo saboroso é perceber similaridades e diferenças entre as voluptuosas e carnívoras imagens de mulheres que vivem entre graxa, pneus e chaves de roda e essas, deusas da mídia, que por mais que se desnudem parecem sempre vestidas.
A pelada chique, quando nos olha, exibe uma leve malícia e uma descontração artificialmente construídas. Aquelas outras nos afrontam com desejos ardentes e impositivos. As chiques contra-atacam o brilho e as cores berrantes das parceiras bregas com fotos em P&B e atitude blasé.
Aquela almeja excitar, essa, inspirar. A garota do mecânico pede sexo já. A chique também, mas faz cara de quem quer apenas pegar na mão.
Por fim, todas as modelos, seja Cindy Crawford ou uma anônima, acabam se igualando no prazo de validade. Trinta dias e nada mais. Isso se não der o azar de ser publicada em fevereiro...
No calendário deste ano, a top Eva Herzigova cozinha macarrão vestida com um avental. Os seios, fartos, estão à mostra. Passados alguns meses, Milla Jovovich faz pose de quem pinta uma casa. A lata de tinta é sua única veste. Essas imagens do fotógrafo Bruce Weber respondem à questão colocada pela oficina mecânica. Somos todos cafajestes. O que diferencia uns e outros é a escolha do cenário, da luz e, claro, a sensibilidade.

O quê: Exposição "Retrospectiva Calendário Pirelli - Fotografias"
Onde: Masp (av. Paulista, 1.578, tel. 011/251-5644)
Quando: abertura amanhã, às 19h para convidados. De 29 de abril a 17 de maio, de terça a domingo das 09h às 21h.
Quanto: R$ 8 e R$ 4 (estudante)
Patrocinador: Pirelli


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