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O melhor da mulher pelada
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A modelo Anna K. fotografada no estúdio do badalado fotógrafo Richard Avedon para o mes de junho
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EDER CHIODETTO
Editor-adjunto de Fotografia
Exposição retrospectiva das 25 edições do calendário Pirelli, no Masp, mostra a evolução do olhar fotográfico sobre o erotismo
Ser ou não ser cafajeste é o que
nos perguntam as mulheres nuas
dos surrados calendários das oficinas mecânicas. De forma mais
aprimorada, é também a questão
que as 300 imagens da exposição
"Retrospectiva Calendário Pirelli", a partir de amanhã no Masp,
nos coloca.
A cada ano a Pirelli contrata um
fotógrafo consagrado, geralmente
ligado a moda, para retratar as
mais famosas top models do planeta. Beleza e sensualidade norteiam a pauta.
O resultado desse encontro se
transforma no mais cobiçado dos
calendários desde 1964 (entre 1975
e 1983 não foi publicado). Eles não
são vendidos e a tiragem, limitada
a 40 mil este ano (apenas 2.000 para o Brasil), é disputadíssima no
mundo todo.
As 25 edições revisitadas no
Masp montam um painel bastante
representativo da linha evolutiva
do retrato de nu, dos costumes, da
moral, da fotografia e de como as
mulheres e os fotógrafos ganharam maior intimidade com a câmera ao longo do tempo.
Mas, já que a exposição remete
às tais fotografias das oficinas mecânicas, embora se impute o status de nu artístico, um jogo saboroso é perceber similaridades e diferenças entre as voluptuosas e
carnívoras imagens de mulheres
que vivem entre graxa, pneus e
chaves de roda e essas, deusas da
mídia, que por mais que se desnudem parecem sempre vestidas.
A pelada chique, quando nos
olha, exibe uma leve malícia e uma
descontração artificialmente
construídas. Aquelas outras nos
afrontam com desejos ardentes e
impositivos. As chiques contra-atacam o brilho e as cores berrantes
das parceiras bregas com fotos em
P&B e atitude blasé.
Aquela almeja excitar, essa, inspirar. A garota do mecânico pede
sexo já. A chique também, mas faz
cara de quem quer apenas pegar
na mão.
Por fim, todas as modelos, seja
Cindy Crawford ou uma anônima,
acabam se igualando no prazo de
validade. Trinta dias e nada mais.
Isso se não der o azar de ser publicada em fevereiro...
No calendário deste ano, a top
Eva Herzigova cozinha macarrão
vestida com um avental. Os seios,
fartos, estão à mostra. Passados
alguns meses, Milla Jovovich faz
pose de quem pinta uma casa. A
lata de tinta é sua única veste. Essas imagens do fotógrafo Bruce
Weber respondem à questão colocada pela oficina mecânica. Somos
todos cafajestes. O que diferencia
uns e outros é a escolha do cenário, da luz e, claro, a sensibilidade.
O quê: Exposição "Retrospectiva
Calendário Pirelli - Fotografias"
Onde: Masp (av. Paulista, 1.578, tel.
011/251-5644)
Quando: abertura amanhã, às 19h para
convidados. De 29 de abril a 17 de maio, de
terça a domingo das 09h às 21h.
Quanto: R$ 8 e R$ 4 (estudante)
Patrocinador: Pirelli
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