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São Paulo, terça-feira, 27 de maio de 2003

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TELEVISÃO

Sem guerra, TV paga cai 7% no Ibope

Divulgação
VÉU Kristin Davis, a Charlotte do seriado "Sex and The City", se veste para seu casamento, que vai ao ar no Multishow no dia 9; assim, restarão apenas três solteiras entre as protagonistas da série

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Depois de registrar em março seu melhor desempenho desde março de 2001, quando o Ibope começou a medir a audiência do setor, a TV paga nacional teve em abril uma queda de 7% de público no horário nobre (19h/1h) e de 6% no total diário (6h/6h). A média nacional de 781.022 telespectadores por minuto no horário nobre em abril foi a menor do ano.
Os principais motivos da queda, segundo análise da Globosat (principal programadora nacional), foram o fim da guerra no Iraque e de "Big Brother Brasil 3", retransmitido pelo Multishow.
A guerra no Iraque impulsionou os canais de notícia em março. Naquele mês, o setor cresceu 6% no horário nobre. A Globo News subiu 50% e registrou média de 59.280 telespectadores por minuto. Pela primeira vez, o canal desbancou o Cartoon Network na liderança da média diária.
Também noticiosos, CNN em Espanhol registrou em março aumento de 300% em sua audiência. Já a CNN (em inglês) subiu 122%. A Band News cresceu 77%.
Em abril, a Globo News caiu 19% (47.952 telespectadores no horário nobre), a Band News, 43,6% (5.628), a CNN, 24,3% (2.336) e a CNN em Espanhol, 53,5% (2.227). Sem "BBB 3", o canal Multishow despencou de uma média de 53.846 telespectadores no horário nobre em março para 23.092 em abril. Os canais infantis voltaram a crescer e o Cartoon recuperou a liderança.

OUTRO CANAL

Palavra 1
A Globo ameaçou no ano passado punir as agências de publicidade que terceirizassem seus departamentos de mídia, abrindo assim espaço para os chamados "bureau de mídia" _empresas que compram espaços nas emissoras e os revendem.

Palavra 2
A ameaça está sendo cumprida. A agência Leo Burnett devolveu à Globo na semana passada, segundo a publicação "Propaganda & Marketing", US$ 4 milhões. Esse dinheiro seria parte do que a Globo pagou à Leo Burnett em 2002 como "bonificação de volume", premiação dada pelas TVs às agências que atingem determinadas metas de investimentos publicitários.

Palavra 3
A empresa está sendo punida pela Globo, e será julgada pelo Cenp (órgão que regula a relação entre veículos e agências), por ter utilizado a estrutura da Starcom, agência de mídia da Leo Burnett nos EUA, na compra de espaços para o anunciante Bristol-Mayers Squibb, em operação ainda não esclarecida ao mercado.

Longevidade
O SBT negocia com um anunciante um acordo que deve garantir a veiculação do "Show do Milhão", pelo menos uma vez por semana, até o final do ano. É algo na linha da parceria com a Nestlé, no ano passado. A emissora deve ocupar o espaço parcialmente deixado pelo "Show do Milhão" com o "Roda-Roda", nova versão do "Roletrando".

E-mail - daniel.castro@uol.com.br

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