UOL


São Paulo, terça-feira, 27 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

Lirismo e sujeira se misturam com entusiasmo

LÚCIO RIBEIRO
DA REPORTAGEM LOCAL

Raspa do tacho produtivo da banda californiana System of a Down, o engajado "Steal This Album!" dá medo. Dá medo de tão agressivo e dá medo de tão bom. Trilha sonora de fim de mundo, o álbum dispara mísseis contra tudo, de Bush ("Boom") à indústria fonográfica (até no título do CD).
Feito de sobras do álbum campeão "Toxicity", best seller de 2001, e com canções produzidas para trilha de filmes e até uma acústica de oito anos atrás, "Steal This..." é extremamente atual e é ainda o que de mais brutal o pop pode se mostrar hoje, desde que as bandas At the Drive-In e Rage against the Machine deixaram de existir.
Cria da resistência antiglobalização que usa a música como arma, o grupo junta na mesma música vocal gritado e lírico e metal sujo e "trabalhado" com entusiasmante competência.
Botar para tocar em casa, hoje, um CD como esse, mesmo para uma família que ouviu via "Jornal Nacional" o ruído de bombas caindo em Bagdá, pode provocar os típicos comentários de mãe: "Meu Deus, que barulho é esse?".


Steal This Album!    
Artista: System of a Down
Lançamento: Sony
Quanto: R$ 28, em média



Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.