São Paulo, quarta, 27 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

LITERATURA
Autor que se celebrizou na criação de roteiros discute hoje sua obra
Doc Comparato lança primeiro romance

da Reportagem Local

O escritor Doc Comparato se celebrizou como autor de minisséries e de seriados televisivos.
No debate "Do Roteiro ao Primeiro Romance", que acontece hoje no Ática Shopping Cultural, o autor quer mostrar não apenas seus dotes como roteirista, mas também como romancista.
O debate marca o lançamento do livro "A Guerra das Imaginações", primeiro romance assinado por Comparato, e o relançamento de "Da Criação ao Roteiro" (ed. Rocco, R$ 35).
Entre outros trabalhos, Doc Comparato ganhou notoriedade como autor dos seriados "Malu Mulher" e "Plantão de Polícia" e de minisséries como "O Tempo e o Vento", adaptação da obra do escritor Érico Veríssimo.
Nos últimos anos, o autor tem feito trabalhos no exterior. Escreveu para a TV inglesa BBC e deu aulas de roteiro na Universidade de Barcelona, Espanha.
Comparato diz que as TVs mundiais passaram por um processo de vulgarização nos últimos anos.
"O fenômeno não aconteceu só no Brasil. As TVs sofreram uma pulverização, com o crescimento de programas de auditório de má qualidade e com a ascensão dos "Ratinhos' da vida", diz.
O autor diz ter vivido a fase áurea da TV brasileira. "Tive a oportunidade de trabalhar com (o diretor polonês Zbigniew) Ziembinski logo em meu primeiro trabalho: a série "Especiais', de 78."
Comparato diz que seu primeiro romance não foi influenciado por sua obra como roteirista.
"Procurei evitar características dos roteiros. Ainda que tenha utilizado frases curtas, no romance o peso da palavra é maior", diz.
"A Guerra das Imaginações" é uma trama de mistério, que envolve assassinatos no Vaticano e o Descobrimento do Brasil.
Por se tratar de uma trama histórica, foi necessário um detalhado trabalho de pesquisa. O autor se enfurnou em bibliotecas européias e leu a correspondência trocada entre o escrivão Pero Vaz de Caminha e Pedro Álvares Cabral.
Se a experiência como romancista é nova, o trabalho em conjunto com romancistas não é. Comparato desenvolveu, juntamente com o colombiano Gabriel García Márquez, a série "Me Alugo para Sonhar", exibida pela TV espanhola.
Para Doc Comparato, não há diferença entre o romancista e o roteirista. "Ambos são escritores, utilizando linguagens distintas. Quando lancei "A Guerra das Imaginações', García Márquez brincou dizendo que não era preciso escrever um romance, uma vez que, para ele, o roteirista é o escritor do segundo milênio."

Livro: A Guerra das Imaginações Autor: Doc Comparato Lançamento: ed. Rocco Quanto: R$ 24,50 (284 págs.)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.