São Paulo, quarta-feira, 27 de junho de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lobão critica Caetano com "declaração de amor" em música

MARCELO BARTOLOMEI
DA FOLHA ONLINE

Por discordar das idéias de Caetano Veloso, o cantor Lobão incluiu uma canção na nova turnê do CD "A Vida É Doce".
"Não é uma homenagem, é uma declaração de amor. Eu chego até a chorar no final da música... O tom da minha voz é explícito. Não quero que seja visto como deboche, porque é muito emotivo."
"Para o Mano Caetano" (leia trecho ao lado) surgiu depois que Lobão conheceu a letra de "Rock'n'Raul", que está no disco "Noites do Norte", de Caetano.
"Eu nunca mais ouvi aquela música. É uma homenagem escorregadia, ambígua, ele não pode fazer uma homenagem a um grande inimigo dele [Raul Seixas", que está enterrado e não pode falar nada", disse Lobão, que estreou "Para o Mano Caetano" nos palcos durante o Brasília Fest Rock, no início do mês.
Lobão se preocupou mais com o trecho de "Rock'n'Raul" em que Caetano diz ter vontade "fela-da-puta" de ser americano. "Isso não é verdade, e ele está me incluindo. Eu venho retrucando Caetano sistematicamente muitas vezes."
Segundo ele, "Para o Mano Caetano" é uma resposta a 20 anos de indignação. "Caetano é uma pessoa que eu adoro, que eu amo, mas com quem tenho profundas divergências estéticas, filosóficas, existenciais e de pensamento."
A letra foi publicada em um artigo na internet, depois ganhou arranjos e uniu suas contundentes palavras a um ritmo heavy metal. "A letra ficou muito caetânica, porque é ambígua. Até na primeira pessoa do singular eu não sei se sou eu ou ele, se estou declarando meu amor a eu (sic) ou a ele."
Lobão não poupa o baiano com os trechos "Amado Caetano: chega de verdade/Viva alguns enganos/Viva o samba, meio troncho,/Meio já cambaleando/A bossa já não é tão nova/Como pensam os americanos" e "Meu amado Caetano/Me ensinando a falar inglês/London, London...".
No show que fez em Brasília, Lobão apresentou a música como "uma canção de amor".
O cantor fará uma turnê no Rio em julho e, em agosto, vai à Europa mostrar a música, que sairá no Brasil só em DVD gravado pelo Multishow.


Leia a íntegra de "Para o Mano Caetano" na Folha Online (www.folha.com.br/ilustrada)


Texto Anterior: Música: "Não quero gente chata atrás de mim"
Próximo Texto: Trecho
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.